Bahia : Morre mais um policial militar vítima do Covid 19

De acordo com o site Ubatã Notícias,faleceu, nesta sexta-feira (15), numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital de Salvador, com diagnóstico de covid-19, o Sargento da Polícia Militar Robenison Evangelista, que atuava na 61ª CIPM/Ubaitaba. O policial, que ingressou na corporação há mais de 20 anos e residia atualmente em Ipiaú, estava internado há duas semanas (lembrar). Nos últimos dias o seu quadro piorou e ele acabou não resistindo à doença. O policial tinha também diabetes. “Não perdemos apenas um colega de trabalho, um amigo, mas perdemos um grande homem, um grande cidadão, cumpridor dos seus deveres. Robenilson deixará um grande legado para todos nós”, disse, ao Ubatã Notícias, o Major Telmo Carvalho, Comandante da 61ª CIPM/Ubaitaba. Tido com um policial de conduta exemplar, Robenilson já atuou em Ubatã e o seu passamento vem sendo lamentado entre colegas de trabalho, amigos e em cidades em que atuou com policial militar. Ainda não há informações sobre sepultamento, que deve ocorrer em cerimônia reservada apenas para poucos familiares. O PM deixa esposa e dois filhos, todos com diagnóstico de covid-19. (Ubatã Notícias)

O sargento é a quinta vítima da doença na Bahia

Paulo Afonso registra 2 óbitos com suspeita da Covid-19


Na noite desta sexta feira,15, através  do Instagram  a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, comunicou  o óbito de duas pessoas com suspeita da Covid-19 no município. 
Os pacientes – uma mulher de 57 anos e um jovem de 21 anos - deram entrada no HMPA e Hospital Covid-19, respectivamente, onde foram acolhidos pela equipe e receberam os procedimentos necessários, seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).
Ao apresentarem os sintomas do novo coronavírus foram coletadas amostras para o exame de microbiologia e enviado para o Lacen de Salvador, cujo resultados devem sair nos próximos dias.
O sepultamento dessas duas pessoas seguiram os trâmites direcionados pela OMS e MS.
A Prefeitura de Paulo Afonso solidariza-se com as famílias das vítimas e ressalta o seu compromisso no combate e prevenção contra a Covid-19, reforçando os cuidados para evitar a contaminação.

Abaré: homem Espanca MULHER após Confusão em Barreira Sanitária


Segundo informações na manhã desta sexta feira ,(15),por volta das 10 horas da manhã , uma MULHER ,servidora do município de Abaré ,cidade localizada na região norte da Bahia , foi espancada por um homem, não identificado, durante uma confusão na Barreira Sanitária .
A vítima estava prestando serviço na barreira sanitária e após um desentendimentos com o homem ,que ainda não se sabe os motivos; terminou sendo espancada pelo mesmo.
Ainda segundo informações após o espancamento a MULHER foi conduzida para o hospital municipal de Abaré.
Até o fechamento desta matéria não obtivemos informações se a MULHER prestou queixa na delegacia local .
A qualquer momento maiores informações

Belém do São Francisco -PE , registra o primeiro caso de Covid-19



A secretaria Municipal de Saúde de Belém do são Francisco -PE ,informou na noite desta quinta feira ,(14), através do facebook , que o município registrou o primeiro caso positivo para COVID -19 .
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém do São Francisco vem a público comunicar o primeiro caso POSITIVO para COVID-19 no município, tal resultado se deu através da realização do teste rápido, na tarde desta Quinta-feira (14/05/2020). O paciente encontra-se em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves, monitorado por equipe da Vigilância por ter apresentado quadro de Síndrome Gripal. Realizou-se o teste, pois o caso evoluiu com alguns sintomas característicos (tosse, perda de olfato e paladar). Vale ressaltar que o contato foi realizado através da Central de atendimento da vigilância, onde o referido paciente relatou os sintomas e de imediato foi orientado a continuarem isolamento, assim como seus familiares.
Licínio Lustosa
PREFEITO
Gisele Barbosa SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE



Cairu: Família abriu caixão de vítima da Covid-19 para velório; cinco foram contaminados


O município de Cairu ,baixo-sul da Bahia  ,registrou novos casos de contaminação pelo novo Coronavírus após o óbito da primeira vítima do Coronavírus na cidade. De acordo com informações do Bahia Notícias, familiares abriram o caixão e realizaram um velório antes do enterro, infectando pelo menos cinco pessoas. As novas contaminações foram confirmadas após a realização, na terça (12), de teste rápido em 12 pessoas que participaram do velório, no distrito da Gamboa.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Cairu afirmou que todas as orientações de protocolo foram repassadas para a família da primeira vítima da COVID-19, uma moradora do município que faleceu sob suspeita de síndrome respiratória grave, no dia 7 de maio, na Santa Casa de Misericórdia de Valença.
“Apesar do atestado de óbito, a confirmação do quadro por Coronavírus foi divulgada na última segunda-feira (11), após resultado positivo do teste realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia. O órgão assegura que os familiares receberam todas as informações para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis”, declarou a gestão municipal.

Rodelas registra o primeiro caso de Covid-19




 A secretaria Municipal de Saúde de Rodelas  -BA ,informou na tarde desta segunda  feira através do instagran  , que o município registrou  o primeiro  caso positivo para  COVID -19 .
Trata-se de paciente do sexo feminino, 68 anos e apresentando comorbidades. Deu entrada na UBS Dr. José Alventino Lima na noite do dia 05/05, sendo transferida para Paulo Afonso no dia 06/05 onde foi realizado o teste rápido, com resultado negativo. Porém, paciente permaneceu internada em Paulo Afonso com piora do quadro respiratório. Desta forma, foi realizada novo exame de PCR e hoje recebemos o resultado positivo para Covid-19. Recebeu alta hospitalar no dia 09/05 e encontra-se em isolamento domiciliar e segue sendo monitorada pela equipe da Vigilância Epidemiológica do município. Ressaltamos à população que fiquem em casa, e mantenha os cuidados de higienização.
Fonte : 
Foto do perfil de secsauderodelas

Secretaria de Saúde de Paulo Afonso vem a público esclarecer as falsas informações sobre o funcionamento do Hospital de Urgência Covid-19

As falsas informações estão  circulando  nas redes sociais. 
 A unidade de saúde está pronta para receber os possíveis pacientes que estejam contaminados com o novo coronavírus e que precisem do internamento hospitalar, ofertando quatro leitos de UTI, um leito infantil e dez leitos de enfermaria.
A UTI Covid está instalada no prédio onde funcionaria a UPA, no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), mas vale ressaltar que o espaço não tem atendimento para UPA, mas única e exclusivamente como uma Unidade de Terapia Intensiva voltada para os possíveis infectados com o novo vírus.
Até o momento, Paulo Afonso registra oito casos positivos, porém não há nenhum internamento no Hospital Covid-19, uma vez que os mesmos não possuem quadro para o isolamento hospitalar.
A Secretaria de Saúde reitera o seu compromisso em trabalhar no combate a essa doença que tem ceifado milhares de vida em todo o mundo, protegendo a população e tomando todas as medidas necessárias. Ressaltamos que repudiamos toda e qualquer ação que promova inverdades e desestabilizem emocionalmente a população, gerando o caos, a mentira e uma preocupação desnecessária.
Informações que deturpam o trabalho desenvolvido ferem, especialmente, os profissionais da saúde que têm dedicado seus dias para prestarem o melhor atendimento para todos.
O compromisso da gestão municipal é somente um - lutar, combater e orientar a todos para salvar VIDAS.