Dono de rádio de Abaré testa positivo para covid 19 ,mas não explica onde adquiriu o contágio.


De acordo com nota divulgada nesta quinta feira 30, pela âncora do jornal do meio dia , o diretor e dono da radio FM Sertaneja de Abaré-BA ,testou positivo para covid 19.
Entretanto o mesmo não soube explicar onde o contágio foi adquirido, o que se sabe é que o dono da radio participou de um enterro na segunda feira 20, no município de Chorrochó, onde teve contato com algumas pessoas de outras cidades com registro de casos e até óbitos do covid 19.
Após o enterro o mesmo retornou para Abaré e na terça 21, participou de um debate na rádio sobre o covid19, com os radialistas ,repetido essa ação na sexta  feira 24 no jornal do meio dia.

E segundo informações o mesmo viajou no domingo  26, para João Pessoa, cidade suposta pelo Contágio , o que não daria tempo para  identificação do caso como sendo dessa cidade , que foi divulgado na quinta feira 30.
De acordo  a OMS e o ministério da saúde, quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).  
Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia. 
A secretaria de saúde do município de Abaré, emitiu uma nota onde pede a todas as pessoas  que tiveram contato como diretor e dono da radio que permaneçam em quarentena em suas casas.

Paulo Afonso : Prefeitura inaugura Hospital de Urgência para tratamento contra o Covid-19

Mais um instrumento para o tratamento aos possíveis casos do novo coronavírus no município foi entregue pela Prefeitura de Paulo Afonso na tarde desta quarta-feira (29) – o Hospital de Urgência Covid-19, que funciona nas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).

A unidade vai funcionar com quatro leitos de UTI, um leito infantil e dez leitos de enfermaria, atendendo a demanda de Paulo Afonso e da microrregião, como ficou acordado com o Governo do Estado, que realizará a regulação dos pacientes. No local estarão trabalhando cerca de 80 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, radiologia, laboratório, entre outros, em regime de 24 horas.

“Ver o Hospital de Urgência Covid-19 sendo entregue é uma grande emoção, porque reforça a luta da saúde pública no nosso município. Estamos em unidade de saúde com tecnologia, profissionais capacitados e uma equipe que vai lutar por aqueles que precisarem, vai lutar pela vida. É uma grande batalha que a cada passo vamos vencendo juntos”, ressalta o secretário de Saúde Guiarone Garibaldi.
Ele explica .que os trabalhos e adequações de mais dez leitos de UTI, um de Isolamento e 40 da enfermaria Covid-19, que vai funcionar em uma ala do primeiro andar do HNAS, já estão com a implantação avançada, ampliando ainda mais o atendimento.

“Esse é um momento de conquista porque aparelhamos o município para tratar os possíveis pacientes com essa doença, mas também é um momento de reflexão muito grande. Entregamos esse equipamento dotado de profissionais e uma grande estrutura e esperamos que não seja preciso utilizá-lo. Fazemos o nosso papel de ofertar o que for possível para atender a população nesse momento tão difícil. Essa é a missão da gestão”, frisa o administrador do BTN, Luiz Humberto.

A entrega do Hospital de Urgência Covid-19 foi realizada ainda com a presença do Bispo Dom Guido Zendron; o Pastor, Manfred e toda a equipe de profissionais que irão atuar na unidade de saúde.


Cabrobó: Prefeitura realiza demarcação para distanciamento nas filas de bancos e lotéricas como enfrentamento ao coronavírus

Além disso, permanecem as ações de intensificação como desinfecção de prédios onde há atendimento ao público e equipamentos municipais
A Prefeitura de Cabrobó tem realizado, desde o início desta semana, inúmeras ações com o objetivo de ampliar o enfrentamento ao novo coronavírus. Nesta quarta-feira (29) foi dado inicio a aplicação de sinalização especial de demarcação para distanciamento nas filas pra atendimento nas casas lotéricas da cidade, o mesmo trabalho será realizado nas imediações da agencia da Caixa Econômica Federal.
A secretária de saúde, Olaine Torres, acompanha de perto todos os trabalhos desenvolvidos por sua equipe. “Nossa equipe tem se dedicado diuturnamente para promovermos mais seguranças a nossa população, nosso objetivo é o de evitarmos que nossos munícipes sejam infectados e essa é mais uma das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Além disso, como parte dessa ampla iniciativa permanece as ações de intensificação da higienização das praças, prédios onde há atendimento ao público e equipamentos municipais”, disse a secretária.
Por meio de trabalho executado em parceria pela secretaria municipal de infra-estrutura e o proprietário das casas lotéricas, a secretaria de saúde do município de Cabrobó, coordena os trabalhos de demarcação e vai fazer o controle de tráfego e orientando o posicionamento de usuários quanto à demarcação das filas nas calçadas das casas lotéricas e posteriormente da agencia da Caixa Econômica Federal, onde são pagos os benefícios sociais para garantir que as pessoas não se aglomerem.
As marcas no chão delimitam o espaço mínimo de distanciamento entre as pessoas, o que está de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A parceria entre o município de Cabrobó, através da secretaria de saúde, visa ainda à contratação de pessoas sob a responsabilidade das casas lotéricas, para garantir o cumprimento das medidas, esses por sua vez, também vão atuar para garantir a ordenação das filas.

Paciente recuperada do Covid-19 tem alta de hospital em Paulo Afonso

A mulher, o primeiro caso infectado com o coronavírus de Paulo Afonso recebeu alta médica e deixou o hospital municipal na tarde de terça-feira (28), depois de dias internada na unidade. A informação foi divulgada pelo perfil oficial da prefeitura municipal.
A mulher veio de Recife, PE e foi diagnosticada com covid-19. Com a alta hospitalar, a paciente vai cumprir quarentena domiciliar, onde será monitorada e acompanhada pela Atenção Primária em Saúde (APS) até a conclusão e encerramento do caso, que segue obedecendo aos protocolos e orientações do Ministério da Saúde, assim informou a prefeitura no comunicado.
Na saída do hospital, a equipe do isolamento do HMPA segurava cartazes com uma mensagem de otimismo. Fonte :chicosabetudo.com.br

Prefeito de Paulo Afonso testa positivo para a Covid-19


O prefeito do município de Paulo Afonso, Luiz de Deus, testou positivo para a Covid-19 .
A informação foi confirmada pelo gestor na tarde desta terça feira,( 28).
Confira a nota da prefeitura por meio  da Secretária De Saúde;
O prefeito Luiz de Deus testou positivo para a Covid-19. Sem sintomas, o gestor está em isolamento domiciliar por recomendações médicas e continua suas atividades em home office. No seu pronunciamento, o gestor reforça que está bem disposto, já no nono dia de isolamento, faltando apenas cinco dias para encerrar os 14 recomendandos


Salgueiro-PE : Registra primeira morte de paciente que testou positivo para Covid-19


A Prefeitura de Salgueiro confirma o primeiro óbito causado pela Covid-19 no município neste domingo.
O paciente de sexo masculino, tinha 42 anos, morava na zona rural da cidade, era fumante de longa data, ele foi admitido no isolamento da UTI do Pronto Socorro São Francisco no dia 09 de abril com quadro suspeito da COVID-19, suspeita que veio a se confirmar com o resultado do material coletado e enviado para exame laboratorial.
O paciente foi entubado dia 12 de abril, apresentando ainda um quadro de insuficiência renal aguda, quando foi iniciado tratamento com hemodiálise e apesar dos esforços da equipe, veio a óbito hoje, 26 de abril.
Todos os dados referentes ao caso foram liberados com autorização da equipe médica da instituição onde o paciente estava internado.
O Prefeito Clebel Cordeiro lamenta a morte do paciente e se solidariza com os familiares. "Destaco o trabalho obstinado dos nossos profissionais da saúde e do Comitê de Crise que estão se dedicando dia e noite para que possamos passar por este período tão difícil. O desafio é grande, mas iremos enfrentar, precisamos ainda mais do apoio da população nessa luta que é de todos nós. Vou fazer o que estiver ao meu alcance para que as vidas dos salgueirenses sejam preservadas“. relatou o prefeito de Salgueiro.
📌 Houve uma diminuição de 2 casos notificados (já descartados), devido a alteração de endereço da residência dos pacientes, fora da cidade de Salgueiro.