Urgente: novo rompimento de barragem

Uma barragem se rompeu nesta sexta-feira, 25, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, o rompimento ocorreu na altura do km 50 da Rodovia MG 040. Um helicóptero dos bombeiros sobrevoava a região na tarde desta sexta.  Quase três anos depois do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco (Vale e BHP), em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015, mais um desastre ameaça o Estado. “A primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local”, disse a Vale em nota.

Ainda não há informações sobre vítimas. O Instituto Inhotim, localizado na região, evacuou funcionários e visitantes por segurança. Ao todo, a equipe da instituição conta com 600 pessoas. Como eles trabalham em regime de escala, não há o número exato de quanto estavam em serviço. 

A mineradora informou que acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse em nota. A prefeitura de Brumadinho orientou a população a manter distância do leito do rio Paraopeba.



Meu Deus, tenha misericórdia! Pessoas, animais, todos vítimas de mais uma tragédia ambiental. ao vivo resgate em

161 pessoas estão falando sobre isso

A Vale se comprometeu ainda a continuar fornecendo informações assim que forem confirmadas. Por : Estadão Conteúdo