Greve mostra a força do WhatsApp para o bem e para o mal

 A velocidade com que os caminhoneiros pararam o País inteiro na semana passada pegou o governo federal de surpresa. Ciente do problema das sucessivas altas do diesel e da insatisfação dos caminhoneiros, que ameaçavam entrar em greve, o governo não conseguiu antecipar que, munidos apenas de telefones celulares, os caminhoneiros conseguiriam fazer um movimento coordenado e eficaz, do ponto de vista grevista, em todo o País. 
O governo teve que agir na mesma proporção, mas só 'acordou' no quarto dia de greve, quando o País já estava à beira do colapso. Autorizou as forças federais a promover os desbloqueios, por meio da GLO (Garantia da Lei e da Ordem) e montou um gabinete de crise e monitoramento no Palácio do Planalto interministerial, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional, trabalhando praticamente vinte e quatro horas por dia. 
Nas estradas, os caminhoneiros recebiam informações em grupos de WhatsApp, de um forma tão uniforme que nenhum movimento sindical jamais foi capaz de fazer. Ao receber informações sobre as greves pelo Facebook, os caminhoneiros já clicavam em um link que os adicionava a um grupo de WhatsApp sobre a paralisação. O governo admitiu que teve que aprender a lidar com o que chamou de um movimento 'horizontalizado'. 
A greve que parou o País serviu para mostrar para o Brasil e para o mundo a força mobilizadora que o WhatsApp tem. Assim como os caminhoneiros conseguiram se comunicar como nunca antes para um mobilização, as notícias falsas também se espalharam na mesma proporção. Os organizadores do movimento tiveram que remover caminhoneiros que espalhavam notícias falsas nos grupos e pedir que vídeos tivessem data, hora e local. Fora da categoria, em outros grupos pelo Brasil, circulava um vídeo de invasão à Câmara, atribuído a caminhoneiros, mas tratava-se de uma manifestação antiga.
Ontem, no 11º dia de greve e com o movimento finalmente terminado e a volta gradual do abastecimento, o governo teve que novamente lidar com informações, desta vez falsas, boatos , espelhados pelo WhatsApp dizendo que os caminhoneiros voltariam a cruzar os braços na segunda-feira (4). 
O governo se adiantou, monitora os boatos e já disse que as informações são falsas. Apesar do governo ter comemorado a sua própria reação e o conhecimento gerado nos 11 dias de greve, a propagação de boatos e notícias falsas durante as Eleições deste ano e seus impactos ainda não difíceis de serem medidos. 
O contra-ataque do governo ao estilo militar
Enquanto os caminhoneiros usavam da tecnologia para viabilizar os protestos, o governo reagiu ao estilo militar. O chefe do Estado Maior das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho, disse que a estrutura foi uma "gigantesca logística de emergência jamais realizada no País". 
— Na sexta-feira à noite nós estabelecemos um centro de operação integrada aonde nós tínhamos representantes depois o centro operativo da PRF passou a fazer parte desse centro, com representantes de todos os ministérios envolvidos: Minas e Energia, Agricultura, Trabalho, Justiça, Segurança Pública, Desenvolvimento, representantes de todo o setor de abastecimento de combustíveis, Anac, ANP, e nos Estados nós criamos comandos de operações também integrados onde também fizeram parte os órgãos de segurança Pública dos Estados. Desde o começo estabelecemos cinco prioridades e em cima dessas prioridades nós fizemos planejamento e cumprimos esse planejamento.
Na terça, quando a greve já cedia, ele disse: "Trabalhamos em silêncio durante cinco dias". R7

Menina de 10 anos é estuprada por vizinho enquanto brincava perto de casa no Sertão de Pernambuco

Uma menina de 10 anos foi vítima de estupro na sexta-feira (1) enquanto brincava perto de casa em Custódia, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, um vizinho é suspeito de cometer o crime.
Ainda segundo a PM, a mãe da criança informou que a garota estava brincando quando chegou em casa sangrando. A vítima disse à mãe o que tinha acontecido e foi levada para um hospital local.
A Polícia Civil foi até a casa do suspeito, mas ele não foi localizado. A menina foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), devido à hemorragia.
O estado de saúde da criança não foi informado. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil local.
Via G1 Caruaru

Polícia Civil prende acusado de assassinar jovem em Garanhuns

Após algumas horas do corpo de Maria Jaqueline da Silva, de 19 anos, ter sido encontrado, a Polícia Civil prendeu o principal suspeito do assassinato.

De acordo com o delegado Caio Morais, plantonista na Delegacia Especializada em Apuração de Homicídios (DEAH), o Marcelo José Bezerra, de 28 anos, matou com requintes de crueldade a sua vizinha Maria Jaqueline por meios de espancamento e enforcamento com pedaços de cipó encontrado na mata onde o corpo foi achado nesta manhã de sexta-feira (1º). O vestido da vítima também foi usado no enforcamento.

Durante depoimento na Delegacia Regional Marcelo José confessou toda dinâmica como crime aconteceu aos investigadores da 22ª Delegacia de Homicídio que estavam no caso desde o momento que o corpo foi encontrado.

Ainda segundo a Polícia Civil, a motivação para o crime teria sido um relacionamento amoroso com a vítima a cerca de 5 meses. Na última terça-feira Marcelo confessou que foi a casa da vítima e teve uma tremenda discussão com ela, que segundo ele, ameaçava contar seu relacionamento pra sua esposa, momento que ele a empurrou de um abismo de cerca de 5 metros de altura, tendo ela caído desacordada e ele a colocou nas costas e levou para o interior da mata. Lá, ele usou pedaços de cipó para enforcá-la e lhe amarrar em um galho de árvore, tendo o corpo ficado na horizontal, tanto as pernas como a cabeça ficaram amarradas na árvore e o corpo pendurado.

Após a prática do crime, ele foi para o local de trabalho, uma construção onde trabalha como pedreiro. No dia seguinte passou a procurar o corpo junto com a vizinhança. Nos primeiros dias o corpo não foi encontrado, mas com a intensificação das buscas os vizinhos acharam nesta manhã.

O delegado Caio Morais pediu a prisão do suspeito que foi decretada pela justiça e ele será encaminhado para a cadeia pública. (Via: Blog Agreste Violento)
Uma operação da Polícia Militar erradicou mais de 13 mil pés de Maconha nesta sexta-feira (1º) na Zona Rural de Orocó, no Sertão de Pernambuco. O plantio foi encontrado no Sítio Remanso.
De acordo com a Polícia, no local havia 13.401 pés de Maconha, 4.000 mudas da erva, 37,600 kg da droga pronta para o consumo, 5,900kg de semente da erva e uma balança de precisão. Os pés de maconha foram incenerados no local.
Silvia Angela dos Santos de 53 anos estava no plantio e foi presa. Ela foi encaminhada para a delegacia de Cabrobó-PE, junto com a droga pronta para consumo.

Carro desgovernado atropela mais de 20 fiéis em procissão de Corpus Christi , na Bahia

Vítimas foram socorridas pelo Samu para cidades vizinhas (Foto: Site Ganduzão)
Mais  de 20 pessoas que participavam de uma procissão de Corpus Christi foram atropeladas no município de Piraí do Norte, a cerca de 300 quilômetros de Salvador. O acidente ocorreu no final da noite de quinta-feira (31), por volta das 23h. De acordo com informações da polícia, os fiéis estavam passando pela Rua Érico Sabino, no bairro Coité, quando um carro desgovernado desceu a ladeira e atingiu as vítimas. Algumas delas chegaram a ficar presas debaixo do veículo.
Informações preliminares apontam que algumas vítimas tiveram fraturas expostas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Base, em Itabuna. Outras pessoas, com lesões mais leves, foram encaminhadas para cidades vizinhas.
Segundo a polícia, informações de testemunhas apontam que o condutor ficou sem freio e perdeu o controle do veículo. Ele foi retirado do local por conhecidos, já que havia o risco de tentativa de linchamento.

Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, nem do número exato de feridos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Operação da PF e PM destrói 11 mil pés de maconha entre Cabrobó e Belém do São Francisco

Duas plantações de maconha foram erradicadas na localidade de Sítio Angico, divisa dos municípios de Cabrobó e Belém do São Francisco (PE), ontem (31/05). A operação contou com equipes da 1ª e 2ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) e da Polícia Federal (PF).
Foram erradicados 11 mil pés da erva e apreendidos 10 quilos prontos para o consumo. Ninguém, no entanto, foi preso. Toda a droga foi incinerada no local e a ocorrência registrada na Delegacia da PF em Salgueiro (PE).
Via Blog do Carlos Britto

PRF recupera caminhão na BR-316 no Sertão de PE e libera quatro reféns que foram sequestrados na BA


Em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Salgueiro recuperou na noite de quinta-feira (31) um caminhão de uma transportadora, que foi roubado em um posto de combustível, por volta das 5h, na cidade Planalto, na Bahia. No veículo, o motorista do caminhão, outros dois motoristas e um passageiro vinham sendo feitos de reféns pelos assaltantes.

Segundo a PRF, quando a viatura se aproximou do caminhão, na altura do quilômetro 72, na BR-316, os dois assaltantes que estavam no veículo, correram para o mato e deixaram os quatro reféns deitados dentro da câmara do caminhão. Ninguém ficou ferido.

Segundo os reféns, um dos assaltantes dirigia o caminhão, enquanto o outro ficava na câmara vigiando e os ameaçando, caso se recusassem a ficar no local. Um carro com outros assaltantes estava fazendo a escolta do veículo.

O caminhão, que pertencia a Transportadora Cláudio, vinha de São Paulo com destino a Natal, no Rio Grande do Norte. O veículo estava carregado com mercadorias diversas. De acordo com a polícia, a carga foi recuperada intacta. (Via: G1 Petrolina)

Vídeo : Caminhoneiro de 70 anos morre após ser atingido por pedrada na cabeça

Foto mostra buraco em vidro atingido por pedra (Foto: PRF/Divulgação)
Um caminhoneiro de 70 anos foi morto com uma pedrada na cabeça perto de um ponto de manifestação dos caminhoneiros grevistas na BR-364, na tarde desta quarta-feira (30), em Vilhena (RO). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Batisjela chegou a ser socorrido após o ataque, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda não se sabe quem arremessou a pedra contra o veículo de José.
De acordo com informações obtidas pela Rede Amazônica, a rodovia federal está sem bloqueios, porém a população de Vilhena estaria sendo convocada para protestar e os caminhoneiros que passam dirigindo pelo local estariam sendo atacados com pedradas.
Pedra atravessou parabrisa do veículo e atingiu cabeça da vítima

O veículo de José estaria passando pela rodovia, quando uma pessoa em um carro de passeio arremessou a pedra contra o parabrisa, que atravessou o vidro e atingiu a cabeça da vítima. O Corpo de Bombeiros chegou a ir no local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.
A área está isolada e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) estão acompanhando a situação. A perícia técnica da Civil também está no local.
Pedra atravessou parabrisa do veículo e atingiu cabeça da vítima (Foto: Renato Barros/Rede Amazônica)

Via : G1 Petrolina 

Motorista é agredido ao tentar passar por bloqueio na BR-316 no Sertão de PE

Motorista foi socorrido pelo 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (Foto: Josimar Martins Gonçalves/ Arquivo pessoal )
Um motorista foi agredido ao tentar passar pelo bloqueio na BR-316, no trecho que liga os municípios pernambucanos de Ouricuri e Trindade, ambos no Sertão. O caso aconteceu na tarde da terça-feira (29). O caminhão carregado de grãos, estava sendo escoltado por soldados do Exército, quando foi apedrejado e o motorista foi atingido no olho. Ele foi socorrido no local pela equipe do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado.
De acordo com a assessoria do Exército, depois do atendimento, o caminhoneiro foi levado para o hospital de Ouricuri e já recebeu alta médica. Via : G1 Petrolina 

PM prende dupla com moto roubada e armas em Rodelas- BA

A Polícia Militar conseguiu recuperar uma motocicleta que havia sido roubada na cidade de Rodelas- BA. De acordo com o boletim da PM, o veículo foi recuperado na manhã da terça-feira (29). Dois suspeitos foram presos por  participação no crime.
Segundo a PM, uma denúncia informou que o suspeito posteriormente identificado como Geniel Zuza do Nascimento, vulgo Guga, de 27 anos, estaria de posse de uma motocicleta marca/modelo BROS, cor preta, placa OZL 6881- Rodelas, que havia sido roubada no último domingo (27). Por volta das 11h30min, uma guarnição da PM foi até o local informado e ao abordar o suspeito constatou que se tratava de uma motocicleta roubada.
Após conversar com o rapaz, os policiais descobriram que outro suspeito identificado por Adyson Tiago dos Santos, de 22 anos, também participou do roubo e a localização de duas armas de fogo, um revólver calibre 38, com 03 munições intactas e um revólver calibre 32, que foram usadas no crime, além três aparelhos celulares, 04 bolsas das vítimas, que estavam enterradas em um terreno baldio.
Diante dos fatos, os dois presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, juntamente com a motocicleta, as armas e demais objetos, onde foram autuados pelos crimes cabíveis.
Via: chicosabetudo.com.br

Devido à paralisação dos caminhoneiros, fruticultura irrigada contabiliza prejuízos

A greve dos caminhoneiros chegou ao 9º dia na terça-feira (29) em todo país. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a paralisação tem gerado prejuízos na fruticultura irrigada, setor que movimenta a economia local e abastece o mercado nacional. A região do Vale do São Francisco é responsável por 98% de todas as mangas e uvas exportadas pelo Brasil.
Devido à paralisação dos caminhoneiros, fruticultura irrigada contabiliza prejuízos
Os containers que transportam a safra destas frutas não conseguiram sair dos galpões. Por isso, as câmaras frias utilizadas no processo de conservação ficaram totalmente ocupadas. Como consequência, muitas frutas não foram colhidas e correm o risco de apodrecer.
Em uma fazenda localizada no Núcleo 2 do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, a ordem é que as mangas continuem nas árvores. "Estamos com uma superlotação de frutas da última semana. Também esse mesmo volume de 130 toneladas da semana passada e dessa semana também. Estamos impedidos de colher as frutas da próxima semana para não haver uma superlotação de frutas no estoque e, consequentemente, reduzir o preço", explicou o Engenheiro Agrônomo responsável pela plantação, Emerson Costa.
Nesta mesma fazenda, quatro câmaras frias estão lotadas e cerca de 260 toneladas de mangas deixaram de ser vendidas em duas semanas, já que não há como transportar a produção. Mesmo que as frutas fossem embarcadas imediatamente, há o risco de que elas apodreçam no caminho. De acordo com a Associação dos Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco, em uma semana, deixaram de ser comercializadas cerca de 40 mil toneladas de uvas, 60 mil toneladas de mangas e 200 mil toneladas de outras frutas, como goiaba e acerola. A organização estima que o prejuízo já tenha ultrapassado 570 milhões de reais.
Funcionários ganham folga coletiva e produção na fruticultura irrigada fica parada em Petrolina. (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio) Funcionários ganham folga coletiva e produção na fruticultura irrigada fica parada em Petrolina. (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)
Funcionários ganham folga coletiva e produção na fruticultura irrigada fica parada em Petrolina. (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)
"A fruta depende 100% do caminhão. Porque para você levar a fruta até o porto de navio ou ao porto de avião ou os mercados internos, como é o mercado de São Paulo, o principal, a Ceagesp, você precisa 100% do caminhão. Como a fruta é perecível e você não tem esse caminhão você precisa estocá-la em uma câmara fria e com alto custo para esfriar. Quando não cabe mais na câmara fria, que é o que está acontecendo aqui na região, a fruta está ficando no campo. Com essa fruta ficando no campo tem agora o problema de sanidade vegetal", lamentou o Gerente Executivo da empresa, Tássio Lustoza.
A fruticultura irrigada ocupa uma área de 120 mil hectares entre os estados de Pernambuco e Bahia e emprega 240 mil pessoas. Sem poder colher e embalar, os funcionários das fazendas estão ganhando folgas coletivas. Em uma fazenda localizada no Núcleo 1 do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, 1000 funcionários receberam folga e o risco é que haja demissões. "No momento todo pessoal de colheita e embalagem está de folga, mas isso continua com o custo para a empresa. A gente só não tem o custo de transporte e alimentação, mas todos os outros custos permanecem. E perdurando a greve nós teremos que dispensar o pessoal porque esse custo fica inviável", avaliou o Diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, José Loyo.

Homem é preso após assaltar duas pessoas em Abaré- BA

Um homem identificado como Islam dos Santos Silva, de 27 anos, vulgo  Bracinho, foi preso na manhã desta terça-feira (29), por volta das 10h15min, após assaltar duas pessoas na BA-210, nas proximidades do trevo em Abaré- BA.  O suspeito que, armado com um simulacro, roubou uma quantia em dinheiro.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, as vítimas, um homem de 42 anos e uma mulher de 27 anos, contaram que seguiam pela rodovia quando foram abordadas pelo suspeito que estava armado e roubou R$ 139,00 reais e  em seguida fugiu.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e durante rastreamento localizou Bracinho em um bar situado as margens da BR-116. O suspeito foi reconhecido pelas vítimas como o autor do roubo. Ele foi preso e o simulacro de arma de fogo utilizado no crime apreendido. Os militares conseguiram recuperar R$ 127,00 que estava com o criminoso.
O homem foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Abaré, juntamente com o material apreendido, para adoção das medidas cabíveis.
Via: chicosabetudo.com.br

Prova do concurso de Tacaratu-PE é adiada por conta da paralisação dos caminhoneiros

Foi adiada a prova do concurso da prefeitura de Tacaratu-PE.
A decisão foi informada pela instituição organizadora devido a greve dos caminhoneiros que chega ao nono dia e interdita rodovias estaduais e federais.
A prova que seria aplicada nos dias 02 e 03 de junho, foi adiada para os dias 16/06/18 e 17/06/18.
Caro candidato,
Em função das restrições de acesso a combustível e transporte ocorridas nos últimos dias, a Prefeitura de Tacaratu (PE) e o Instituto ADM&TEC decidem, neste dia 29/05/2018, adiar a data de aplicação da prova objetiva do presente concurso para os dias 16/06/18 e 17/06/18.
Em breve serão atualizadas as informações do Edital e do Cartão de Confirmação de Inscrição.
Atenciosamente,
Equipe ADM&TEC.

Estoque de galões de água em Juazeiro só deve durar até quarta-feira (30)

estoque de galões de água em Juazeiro, cidade no norte da Bahia, só deve durar até a quarta-feira (30). A situação se deve à falta de abastecimento do produto por conta da greve dos caminhoneiros, que entrou no 9º dia nesta terça (29).
A produção da TV São Francisco, afiliada da TV Bahia na região, entrou em contato com 15 estabelecimentos que vendem o produto no município. Em nenhum deles havia água. A reportagem encontrou um estoque pequeno do produto em uma distribuidora da cidade, onde há 100 galões, quantidade que deve se esgotar na quarta.
A cidade também já está sem gás de cozinha. Por conta disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro suspendeu o fornecimento de alimentação para acompanhantes de pacientes, desde a segunda-feira (29).
A medida foi tomada por conta da falta de abastecimento, gerada pela greve dos caminhoneiros, que chega ao 9º dia de paralisação nas rodovias baianas. Somente pacientes estão sendo alimentados na unidade.
A UPA informou que não há previsão de quando a alimentação para acompanhantes será regularizada, porque ainda não existe data para que as vias do estado sejam liberadas.
A possibilidade de suspenção da alimentação de pacientes não foi comentada pela UPA. Na capital, as refeições do Hospital Geral do Estado (HGE) estão garantidas por, pelo menos, até 15 dias, conforme a M. de S. Harb, empresa responsável pela alimentação da unidade.
A falta do gás de cozinha também tem comprometido o serviço de saúde do Hospital Materno Infantil da cidade. A unidade está com a esterilização de materiais comprometida.
Lá, além do preparo dos alimentos, o bloqueio das rodovias impede a chegada de um gás específico, usado para esterilizar roupas e lençóis também preocupa a unidade.
Esse material possui um sistema de armazenamento próprio, diferente do botijão comum, e só dá pra reabastecer com caminhão apropriado. O hospital não comentou como está sendo feita a esterilização do material hospitalar.
UPA de Juazeiro, na Bahia (Foto: Reprodução/TV São Francisco)

Inaugurada unidade Farmácia da Bahia em Chorrochó

Saúde é a pauta principal da agenda do governador Rui Costa, no sábado (26), em Chorrochó, no norte baiano, onde, entre outras entregas, inaugurou uma unidade da Farmácia da Bahia, que é resultado dos esforços conjuntos da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) e das prefeituras. Todo o projeto envolve um investimento total de aproximadamente R$ 5,3 milhões.
"É com muita satisfação que faço essas entregas neste sábado. Além de inaugurar a Farmácia da Bahia, ordenei um investimento de R$ 14 milhões em esgotamento sanitário, que também beneficia e impacta positivamente na saúde da população. Somando as outras ações aqui em Chorrochó, são quase R$ 40 milhões direcionados para melhorar a vida do povo. Estamos trabalhando de norte a sul, de leste a oeste, em todo canto da Bahia tem uma obra do Governo do Estado, em diversas áreas", declarou o governador.
A construção de cada unidade requer um montante de R$ 100 mil, sendo 90 mil da Bahiafarma e R$ 10 mil de cada prefeitura. Já os equipamentos e mobiliário exigiram um investimento de R$ 40 mil - R$ 25 mil da Bahiafarma e R$ 15 mil da gestão local.
Lúcia Menezes, que é auxiliar de enfermagem e ficou responsável por distribuir os remédios para a população, explica que "o cidadão precisa ir com a receita para receber os medicamentos, que serão usados para tratar doenças como a diabetes e a hipertensão".
Criado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Projeto Farmácia da Bahia visa, na primeira etapa, fortalecer o processo da reestruturação dos serviços farmacêuticos, por meio de uma proposta que integra incentivo financeiro ao apoio técnico científico para o desenvolvimento das ações de Assistência Farmacêutica, em 46 municípios baianos com até 15 mil habitantes.
Ainda no campo da saúde, o governador entregou uma ambulância e participou das inaugurações do novo prédio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Calçadão da Saúde, por onde caminhou junto com a população.
Abastecimento e esgotamento
"Água é sinônimo de saúde". A frase dita pelo governador Rui Costa lembra a população da importância que é consumir a água devidamente tratada. Em Chorrochó, Rui repetiu o que tem feito em inúmeros municípios baianos e entregou um sistema simplificado de abastecimento de Água, que beneficia a localidade de Poço Verde. O governo estadual aplicou R$ 90 mil na iniciativa.
O tratamento necessário antes de fazer o despejo da água consumida pelas residências na natureza. Esse é o conceito de esgotamento sanitário e é essa uma das ações de Rui Costa, em Chorrochó. O governador assinou a autorização e o serviço será iniciado imediatamente. O sistema de esgotamento, que vai beneficiar os moradores da localidade de Barra do Tarrachil, compreende 12.489 metros de rede coletora; mais de quatro mil metros de ramais prediais; uma estação elevatória e outra de tratamento; linha de recalque com quase dois mil metros; um emissário final e 685 ligações Intradomiciliares.
Aproximadamente quatro mil moradores do distrito serão beneficiados pela obra, que vai contar com um montante da ordem de R$ 7 milhões. Morador de Barra do Tarrachil, o funcionário público Gilmar Ramos, contabiliza que "a cidade quase toda já possui o esgotamento e apenas algumas partes da zona rural precisam do serviço. Barra é uma delas e todos que moram por lá estão satisfeitos com esta nova obra".
Para finalizar a agenda deste sábado, Rui assinou ordem de serviço que beneficia os municípios de Santa Brígida, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Coronel João Sá e Canudos. O documento garante o início das obras do sistema de dessanilização no âmbito do Programa Água Doce. A ação envolve uma quantia da ordem R$ 1,62 milhão.
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

BA perde 170 mil frangos por dia com greve de caminhoneiros; cidade já teve prejuízo de R$ 400 mil

Com a greve dos caminhoneiros, que chegou ao 8º dia na segunda-feira (28), cerca de 170 mil frangos morrem por dia na Bahia, segundo dados divulgados pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeb). Em Governador Mangabeira, a cerca de 140 quilômetros de Salvador, uma única granja perdeu mais de 50 mil frangos morreram por falta de alimento e teve um prejuízo de cerca de R$ 400 mil, segundo a Associação Baiana de Avicultura (ABA).E a situação deve ainda piorar. A projeção, conforme a Federação da Agricultura e Pecuária é de que a partir desta  terça-feira (29) o número de aves mortas por dia passe a ser de 500 mil.
Por causa dos bloqueios dos caminhões em rodovias federais e estaduais de todo o país, as granjas de regiões produtoras ficam desabastecidas, sem milho, sorgo e sem insumos para alimentar as aves. Mortes de frangos já foram registradas ainda em granjas dos municípios de Conceição da Feira e Santo Antônio de Jesus. Caçambas e até retroescavadeiras são utilizadas para retirar os animais mortos das granjas.

Homem comete suicídio no BTN 2, em Paulo Afonso

Um homem identificado como Daniel Carvalho de Brito, tirou a própria vida na tarde desta segunda-feira (28), por volta das 14 horas, no BTN 2, em Paulo Afonso. Segundo a PM, o homem, se suicidou em sua residência, localizada na Rua Nova.
Segundo o registro a Polícia Militar foi acionada para averiguar um caso de suicídio que teria ocorrido no endereço informado. Chegando ao local, os policiais constataram a veracidade do fato.
O local foi isolado até a chegada da polícia técnica que conduziu o corpo para o IML de Paulo Afonso. As circunstâncias do suicídio não foram divulgadas.
Via: chicosabetudo.com.br

Petrolina decreta situação de emergência devido ao desabastecimento de combustível

A prefeitura de Petrolina, no Sertão Pernambucano, decretou situação de emergência para manter o funcionamento de alguns serviços públicos, comprometidos pelo desabastecimento de combustível na cidade durante protesto dos caminhoneiros. O prefeito Miguel Coelho assinou o decreto nesta segunda-feira (28).
O documento destaca que além da falta de combustível, alguns insumos mínimos também estão com a distribuição afetada, como gêneros alimentícios, água potável, medicamentos, gás, entre outros.
Entre as ações para minimizar prejuízos à população, o decreto listou a elaboração de um plano de manutenção dos serviços públicos essenciais pelas secretarias, além do levantamento dos estoques de combustíveis, gêneros alimentícios, medicamentos, água potável, gás, entre outros itens. A intenção é que o estoque seja compartilhado entre os órgãos da Administração Pública Municipal.Via G1

Criminosos em carroça roubam motocicleta

Criminosos armados, em uma carroça, roubaram uma motocicleta na madrugada desta segunda-feira (28), no Antares, em Maceió. Segundo a polícia, o fato ocorreu por volta de 00h20min.Os bandidos fugiram e não foram identificados.
De acordo com o relatório de ocorrências do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), os quatro homens armados se aproximaram da vítima e levaram a motocicleta modelo Yamaha de cor preta. A vítima foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência (BO).
Foi feito um alerta geral em todas as mesas de rádio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), Polícia Civil (PC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas nenhum dos criminosos foi encontrado.
 (Imagem ilustrativa)Por G1 AL

1ª CIA de Infantaria realiza ”Operação Sertão Limpo II” em Abaré, Chorrochó e Macururé-BA

Por COMSOC 1a CIA INF 
O Exército Brasileiro, por meio da 1ª Companhia de Infantaria, realizou entre 21 a 25 de maio, nas cidades de Abaré, Chorrochó e Macururé-BA, um exercício simulado em parceria com as Polícias Civil, Militar da Bahia e Polícia Rodoviária Federal.
A atividade visou treinar a tropa para realização operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme sua missão constitucional, a fim de interromper a ação de agentes perturbadores da ordem pública, agindo isolada ou coletivamente, que estejam atentando contra o patrimônio público/privado e/ou impedindo o funcionamento de serviços essenciais à população.
Denominado “Operação Sertão Limpo II”, o exercício contou com uma força de aproximadamente 100 homens, com 10 viaturas , além de homens dos Órgãos de Segurança Pública que atuam em conjunto. No Exercício foram realizadas ações de patrulhamentos a pé e motorizado, interdição de área, bloqueio de vias, socorro a vítima de acidente com viatura e ações de controle de distúrbios, dentre outros eventos reais e simulados. Também foram realizados treinamentos de busca e apreensão e segurança de pontos sensíveis.
O treinamento constante para cumprir missões de GLO possibilita garantir o preparo da tropa para restabelecer as condições de normalidade em áreas urbanas diante de situações de conflito. Ao final do exercício, foi realizada na manhã do dia 25 de maio, na cidade de Chorrochó-BA, uma cerimônia militar de encerramento, concentrando a tropa da 1ª  Cia Inf presente na ação, autoridades dos municípios e representantes dos Órgãos envolvidos.
Ainda no dia 25, foi realizada também uma ação social organizada pela 1ª Cia Inf, com a participação de parceiros voluntários como, a Associação dos Guerreiros Antigos e o  Palhaço Edson Chuck, de Paulo Afonso. Foram oferecidos no local serviços médicos, dentários, corte de cabelo e brinquedos, além de atividades de lazer para as crianças da comunidade local, como pista de cordas , torre de escalada, passeio de viatura, tirolesa, apresentação da banda de música da 1ª Companhia de Infantaria, e outras.

Polícia erradica roça com 4.800 pés de maconha em Cabrobó, no Sertão de PE

Uma ação conjunta entre a Policia Militar de Pernambuco e Polícia Federal, erradicou, neste domingo (27), um grande plantio de maconha, na Serra da Bananeira, na zona rural de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco.

Segundo a polícia, a operação foi desencadeada após levantamentos realizados por Agentes do Núcleo de Inteligência do Sertão-3/2aCIPM (NIS-3) e equipes da PF, em ação conjunta com o efetivo da guarnição Comando e GATI da 2ª CIPM, que se deslocaram à Serra da Bananeira, na zona rural de Cabrobó e localizaram um plantio de Cannabis Sativa Lineu (maconha).

Ainda de acordo com o nosso parceiro do Portal Nayn Neto, ao chegar no local, foi identificado o plantio da droga, que totalizou 4.800 (quatro mil e oitocentos ) pés da erva, sendo que toda a droga foi incinerada no local de plantio, e uma amostra encaminhada a DPF de Salgueiro, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência e entregue na Polícia Federal para as providências cabíveis.

Lotéricas da Bahia deixam de receber conta da Coelba a partir de 1º de junho

A partir de 1º de junho de 2018, as casas lotéricas do estado da Bahia não vão mais receber o pagamento das faturas de energia, conforme antecipado pelo Acorda Cidade. Os clientes da Coelba vão continuar contando com os pontos para quitação das contas em todos os municípios baianos.
"Desde novembro de 2017 estamos tentando negociar com a Caixa Econômica Federal (CEF), mas não obtivemos êxito. A CEF apresentou um reajuste de 54% no valor da tarifa por fatura arrecadada, e este aumento inviabilizou a manutenção do convênio de arrecadação. Em decorrência desse reajuste, outras empresas de serviços públicos também não renovaram o contrato de arrecadação com as lotéricas!, informou a Coelba por meio de nota.
Atualmente, a população pode contar com 3.668 pontos físicos para pagamento da fatura de energia em todo o estado, incluindo a rede própria de arrecadação da concessionária com 730 pontos. Até o final do ano, a rede será ampliada para quase mil estabelecimentos credenciados que irão receber o pagamento das faturas de energia.
Além de poder pagar as contas em diversos pontos comerciais como farmácias, mercadinhos e papelarias, os clientes dispõem ainda de toda a rede bancária, correspondentes bancários e bancos postais. A empresa também disponibiliza a possibilidade de quitação das faturas on-line, pelo site, aplicativo Coelba ou por meio de débito automático, sem a necessidade de deslocamento do cliente