Ministério Público notifica Globo por falta de atores negros em novela



O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio de Janeiro enviou à Rede Globo uma notificação para que a emissora cumpra com a devida representação racial na próxima novela das 21h, Segundo Sol. A nota partiu da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), após repercussão negativa sobre o baixo número de atores negros no elenco.
O MPT afirma que o não espelhamento da sociedade nos programas televisivos “gera a perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra”, ressalta o informativo.

De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, cabe ao Poder Público a promoção de ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra. Isso inclui a implementação de medidas visando a promoção da igualdade nas contratações do setor público e o incentivo à adoção de medidas similares nas empresas e organizações privadas.
“Decidimos expedir essa nota com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial. Apesar de ser uma obra artística e uma obra aberta, consideramos que ela tem como obrigação incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade”, explicou a coordenadora nacional da Coordigualdade, Valdirene Silva de Assis.

Caso as recomendações sejam descumpridas, cabe ao Ministério Público convocar a empresa para prestar esclarecimentos em audiência e, eventualmente, firmar termo de compromisso de ajustamento de conduta, ou propor ação judicial cabível. Via :metropoles.com

Lasmar diz que Dani Alves precisará passar por cirurgia e ficará seis meses parado

Lasmar evitou entrar em detalhes sobre o problema físico de Daniel, mas a definiu como uma "ruptura do ligamento cruzado anterior", afirmando que o diagnóstico e o procedimento inicial realizado pelo PSG foi correto. Apontando que a cirurgia ainda deve demorar algumas semanas para ser realizada, o médico fez seu relato sobre a reação de Daniel.
- Claro que ele ficou muito chateado. É um jogador experiente, às vésperas da Copa. Tem equilíbrio e uma força... Ele queria saber o que precisava fazer para jogar bola na mesma condição antes. Ele imediatamente virou a página para se recuperar o mais rápido possível. Quer se recuperar o mais rápido possível - resumiu.
Daniel Alves sofreu uma lesão no joelho direito no segundo tempo da decisão da Copa da França, contra o Les Herbiers, na última terça-feira. O jogador deixou o campo, caminhou com aparente normalidade na sequência e participou da comemoração do título ao lado dos companheiros. Um exame realizado no dia seguinte, entretanto, mostrou uma desinserção no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Isso significa que o ligamento se soltou de um osso. E também houve entorse na região.
- O Daniel, após ser avaliado com exames clínicos e de imagem, constatamos a lesão no ligamento cruzado anterior. É uma lesão que determina tratamento cirúrgico que vai acontecer em um momento quando o joelho permitir. Num primeiro momento o joelho fica inchado e precisamos esfriar o joelho. Ou seja, recuperar a movimentação e tirar a dor para que a cirurgia aconteça num momento adequado. Provavelmente será aqui em Paris pelo PSG. Mas data será definida pelo jogador e pelo clube - disse Lasmar.
Por isso, o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, viajou rumo a Paris para avaliar o lateral pessoalmente - diante do temor de que Daniel não pudesse estar recuperado a tempo da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, Lasmar chegou à conclusão de que o brasileiro não estaria apto a entrar em campo no torneio, tendo sua participação descartada - e confirmando a necessidade de cirurgia.

Grupo intercepta caminhão e rouba carga de produtos alimentícios na BR-316 em Belém do São Francisco

Foto do trevo do Ibó-PE/arquivos Sertão Mania 
Um grupo de assaltantes roubaram no início da manhã desta sexta-feira (11) uma carga de produtos e gêneros alimentícios próximo ao trevo de Ibó, na BR-316, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, por volta das 5h15, cinco homens chegaram pé a rodovia, munidos de pistolas, revólveres e espingardas .Eles interceptaram o caminhão e renderam o motorista e o ajudante, enquanto levavam parte da mercadoria para uma estrada carroçal. Depois, os bandidos liberaram os dois para seguir viagem. Ninguém se feriu.
A carga foi avaliada em aproximadamente R$36 mil e teria destino às cidades de Bodocó e Moreilândia. Um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia vai realizar diligências para buscar os suspeitos do crime.Via :G1

Preso autor de duplo homicídio em Rodelas- BA

Um homem, que estava foragido por suspeita de cometer um duplo homicídio  foi preso na manhã da última quarta-feira(9).por volta das 08 horas, na cidade de Rodelas- BA. Conforme a polícia, uma denúncia revelou o paradeiro do foragido identificado como Françoaldo da Silva, de 23 anos.
Segundo a PM, a prisão ocorreu após denúncia informando o paradeiro do suspeito, que possuía um mandado de prisão em aberto em seu desfavor. Uma guarnição da PM foi até a Rua da Caixa D’água e abordou o homem.
Após ser preso, o suspeito foi levado à Delegacia de Polícia de Rodelas, para adoção dos procedimentos legais.
Via: : chicosabetudo.com.br

Homem é morto a tiros em Abaré-BA


Um homem identificado como Marcelo de Assis , foi encontrado morto na manhã desta quinta  -feira(10), por volta das 9h40min,na rua da caixa d’água  em Abaré- BA. Segundo informações , a vítima foi atingida por disparos de arama de fogo .
O corpo foi conduzido pela polícia Técnica para o IML de Paulo Afonso para ser necropsiado e posteriormente liberado.
Policiais realizaram buscas pelas ruas próximas, mas nenhum suspeito foi localizado. O caso será investigado.
Ainda segundo informações esse já é o terceiro homicídio registrado no  município esse ano.

Em julgamento virtual, maioria da Segunda Turma do STF rejeita liberdade a Lula; falta um voto

A maioria dos ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já votou contra conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o mês passado.
O julgamento do pedido de Lula, em plenário virtual, começou no último dia 4, e os ministros da Turma têm até as 23h59 desta quinta (10) para apresentar os votos – o resultado deve ser conhecido na sexta (11).
Até a última atualização desta reportagem, já haviam votado contra conceder liberdade a Lula os ministros Luiz Edson Fachin (relator), Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Ainda falta o voto de Celso de Mello.
Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), segunda instância da Justiça responsável pela Lava Jato, a 12 anos e 1 mês de prisão, em regime inicialmente fechado. A condenação se deu no processo relacionado ao triplex em Guarujá (SP). Lula se diz inocente.
A defesa do ex-presidente recorreu argumentando que a prisão não poderia ter sido decretada pelo juiz Sérgio Moro em 5 de abril uma vez que ainda havia embargos de declaração pendentes de análise no TRF-4. Os recursos só foram julgados em 18 de abril.
Responsável por analisar o pedido, Edson Fachin negou por considerar que a existência de embargos de declaração pendentes não impede a execução da pena. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também opinou que recursos para tribunais superiores não impedem a prisão.
Entenda o julgamento
Relator do caso, Fachin encaminhou o pedido da defesa de Lula para julgamento pelo plenário virtual. Geralmente, os processos incluídos nesse plenário são aqueles que demandam menos discussão e costumam seguir o entendimento consolidado do STF.
Pelas regras, o relator foi o primeiro a inserir o voto no sistema e, a partir daí, os outros ministros da Turma têm as seguintes opções:
Concordar com o relator;
Acompanhar o relator com ressalva de entendimento;
Discordar do relator.
O julgamento do pedido de Lula só sairá do plenário virtual se algum ministro da Segunda Turma pedir destaque do tema ou se a defesa do ex-presidente pedir destaque e sustentação oral
Principais pontos do julgamento
Saiba abaixo os principais pontos julgamento:
Conhecer ou não conhecer o pedido: Os ministros precisam definir se o recurso de Lula perdeu o objeto, ou seja, se ainda é possível julgar o pedido uma vez que já houve o julgamento dos embargos de declaração.
Se a Turma conhecer o pedido, terá de decidir:
Se o decreto de prisão de Lula foi devidamente fundamentado (a defesa diz que não);
Se o TRF-4 se antecipou autorizando a execução da pena quando ainda havia recurso pendente.
Se a Turma não conhecer o pedido:
Mesmo que os ministros entendam que a ação perdeu o objeto, e não pode ser julgada, podem avaliar se concedem o chamado habeas corpus de ofício se entenderem que houve irregularidades no decreto de prisão.

Homem é preso por agredir esposa em Rodelas- BA

Uma mulher, de 44 anos, foi agredida pelo companheiro, na tarde da última  terça-feira (08), por volta das 16 horas na cidade de Rodelas- BA. A vítima deu entrada no hospital municipal na área central da cidade, com o rosto todo ensanguentado. Minutos depois, o suspeito, acabou sendo preso por uma guarnição da PM.
Uma equipe da PM foi acionada para se deslocar até a unidade de saúde e, ao entrar em contato com a vítima, a mesma relatou que foi agredida pelo companheiro identificado como Aldomar Cícero da Silva.
Com base no relato da vítima, os policiais militares saíram em diligências à procura do homem no bairro Caixa d’água, onde conseguiram prender o suspeito.
Sem oferecer resistência, o homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.
Via: chicosabetudo.com.br

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA 70 PROFESSORES EM FLORESTA,PE

ATENÇÃO!!
Prefeitura Municipal de Floresta divulga Edital nº 001/2018, do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2018, tendo em vista a necessidade de professores para o cumprimento do ano letivo de 2018. Visando à contratação temporária de 70 (setenta) professores em vagas diretas e 100 (cem) vagas de cadastro de reserva, com prazo de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por até igual período, para exercer o cargo de Professor da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais; 1ª 1 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos e Anos Finais).
Confira o edital completa.
LINK PARA ACESSO AO EDITAL
Prefeitura Municipal de Floresta.

Após aceitar denúncia, STF mantém prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima

Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (8) manter na cadeia o ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso desde setembro do ano passado no presídio da Papuda, em Brasília. Em decisão unânime, os ministros negaram o pedido de liberdade da defesa.
Pouco antes, Geddel, o irmão e deputado federal Lúcio Vieira Lima, a mãe Marluce Vieira Lima e outros dois se tornaram réus no STF por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhões encontrados em apartamento em Salvador.
Votaram pela manutenção da prisão:
Edson Fachin;
Dias Toffoli;
Ricardo Lewandowski;
Gilmar Mendes;
Celso de Mello.
Geddel já havia sido preso antes, em julho, devido a suspeitas de que recebia propina na Caixa e teria tentado evitar a delação do doleiro Lúcio Funaro, um dos operadores do esquema de corrupção ligado ao MDB. Na sessão desta terça, os ministros consideraram que havia risco de novos crimes.
"Há desse modo consistente lastro indiciário, concreto, suficiente, factível, a sugerir reiteração criminosa. Afronta a ordem pública e está apta a uma medida drástica, a da segregação cautelar”, afirmou, em seu voto, o ministro Edson Fachin, lembrando da apreensão do dinheiro no apartamento.
Na sessão, o advogado de Geddel, Gamil Foppel, disse que não havia risco de reiteração nos crimes e que o ex-ministro não tem a obrigação de assumir a posse do dinheiro.
"Nós não assumimos a propriedade desses recursos. Vamos dizer que fossem dele. Ele estava preso. Vamos achar que ele vai buscar o dinheiro, deixar a cautelar porque ele saiu e produzisse prova contra ele próprio? O sujeito estava preso dentro de casa, o que se esperaria dele? Que dissesse: esse dinheiro é meu? A Constituição assegura atos de não incriminação”, disse o advogado.
A prisão preventiva, decretada antes de eventual condenação, não tem prazo determinado para terminar.Voa : G1

Concurso Prefeitura e Câmara de Serra Talhada - PE,com 391 vagas

Prefeitura e Câmara Municipal de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, divulgaram nesta terça-feira (8) o edital do concurso público 2018. Ao todo estão sendo ofertadas 391 vagas. De acordo com o edital, as inscrições iniciam no dia 25 de maio.
Os salários variam entre R$ 937 e R$ 4206,33, sendo que o mais alto é para agente de controle interno na Câmara Municipal de Vereadores, que exige Graduação em Ciências Contábeis
e registro no Conselho de Classe. Já a prova está prevista para acontecer no dia 26 de agosto deste ano.
Confira os editais na íntegra:
Cargos e o valor da taxa de inscrição:
  • Cargo de nível fundamental R$ 80,00 (oitenta reais)
  • Cargo de nível médio R$ 90,00 (noventa reais)
  • Cargo de nível superior R$ 100,00 (cem reais)
Via Blog do Elvis/NE10
Veja os editais na íntegra abaixo:

FIFA oficializa mudanças nas regras do futebol

O esporte mais popular do mundo está em evolução. Esta semana, o International Football Association Board (IFAB), órgão da FIFA oficializou diversas alterações nas regras do futebol para os próximos dois anos. Entre as mudanças, está a quarta substituição em prorrogações, permissão para uso de equipamento eletrônico na área técnica para fins específicos, substituições ilimitadas nas categorias de base e definições quanto ao uso do Árbitro de Vídeo (VAR, na sigla em Inglês).
Há também uma curiosidade: a mordida de um jogador em um companheiro de trabalho, atitude já vista em alguns casos recentes, passa a ser, oficialmente, prevista como falta (tiro direto). Para facilitar o entendimento, o chefe do Departamento de Arbitragem da CBF e coordenador do Árbitro de Vídeo no Futebol Brasileiro, Sérgio Corrêa, listou as 14 principais novidades apresentadas na sede do IFAB, em Zurique, na Suíça. O documento, na íntegra, pode ser acessado neste link (clique para entrar).
1) Substituições ilimitadas na categoria de base
2) Jogador substituído pode ficar no banco de reservas
3) Quarta substituição durante a disputa de prorrogação
4) Permitido o uso de equipamento eletrônico na área técnica para auxiliar o treinador nas questões táticas da partida e aumentar a segurança dos jogadores, ou seja, verificar se as condições físicas estão adequadas a partir de medidores usados pelos atletas
5) Se um jogador sair para ajeitar equipamento (chuteira, camisa, calção, meião ou acessório permitido) e voltar sem autorização, interferindo na partida, será punido com falta (tiro direto) ou até pênalti (se for dentro da área)
6) Árbitro de Vídeo (VAR), agora, é oficial. Previsão de uso da tecnologia está incorporada às regras do futebol
7) Algumas situações de cartão vermelho podem ser revistas mesmo após reinício do jogo
8) Árbitros não podem carregar câmeras em campo
9) Jogador que entrar na área do uso do Árbitro de Vídeo, na beira do campo, será advertido
10) Jogador que entrar na cabine em que o árbitro analisa as imagens será expulso
11) Parada para hidratação não pode exceder 1 minuto
12) Tempo gasto para hidratação e aplicação do Árbitro de Vídeo (VAR) deve ser acrescido
13) Alteração na regra do impedimento: análise da condição do jogador deve ser feita no momento em que acontece o primeiro toque antes do passe definitivo. Não é o fim do movimento, mas o instante em que a bola é tocada pelo jogador
14) Mordida foi, oficialmente, incluída como falta direta

Colisão entre veículos deixa dois mortos na BR-110, em Jeremoabo- BA

Um acidente envolvendo uma carreta e  caminhonete D20 carregada de abacaxis deixou dois mortos na tarde de segunda-feira (7), na BR-110, próximo ao povoado Morada Velha, no município de Jeremoado, Bahia. A colisão aconteceu por volta das 13h30min.
De acordo com as informações, as vítimas eram os ocupantes da caminhonete D20. Eles foram identificados Edicarlos Ribeiros Alves e Jair Lamdim Pais de Souza, ambos moradores do estado do Piauí. No outro veículo, estava apenas o motorista, aparentemente, não teve ferimentos. Ele não teve a identidade divulgada.
Informações repassadas por testemunhas apontam que o condutor da D20, no momento tentava fazer uma ultrapassagem, quando bateu no outro veículo que seguia na pista contrária. A caminhonete ficou completamente destruída e toda a carga ficou espalhada na pista.
Uma equipe do Samu. PRF e do Instituto Médico Legal foram acionadas. A rodovia foi interditada para a retirada dos corpos das vítimas.
(Fotos: chicosabetudo.com.br)

Inscrições no Enem começaram hoje


Começaram hoje (7), às 10h, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo vai até 18 de maio. As inscrições devem ser feitas na Página do Participante.
Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição do Enem devem fazer a inscrição. O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.
Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha.

Mais informações

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame.
Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. Os candidatos travestis ou transexuais que desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social.
As provas do Enem deste ano serão realizadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro.

Em oito anos, patrimônio de Jaques Wagner teve crescimento de 310%

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, teve um salto de 310% nos bens nos últimos oito anos. De acordo com levantamento feito pela coluna Satélite, do jornal Correio, com base na lista de bens divulgada por ele após deixar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em 2010, quando foi reeleito governador, Wagner informou à Justiça Eleitoral ter R$ 818,9 mil em ações e investimentos no Brasil e no exterior. Agora, os bens somam R$ 3,3 milhões.  Ainda segundo a publicação, a nova lista inclui o paramento do petista no edifício Victory Tower, no Corredor da Vitória, calculado em R$ 1,6 milhão. Além disso, desde a reeleição, ele anexou ao patrimônio 76% de uma fazenda de 13 hectares em Andaraí, na Chapada Diamantina, com valor estimado R$ 294 mil. Via:BN

Pernambuco : Homem mata criança de 04 anos e fere outra a facadas

Um homem esfaqueou com uma peixeira uma criança e matou outra na tarde da sexta-feira (4), na Rua Otoniel Moura, em Macaparana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, uma das vítimas, um menino de apenas 4 anos, foi morto após o crime. Uma menina de 11 foi encaminhada para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, região central do Recife.
Inicialmente, a Delegacia de Macaparana informou que o crime teria acontecido após uma das crianças atirar uma pedra contra o cachorro do suspeito, o JC entrou em contato com a Delegacia de Goiana, para onde o suspeito foi encaminhado, que armou que a informação inicial não procedia.
Segundo o delegado, a família da criança assassinada e o suspeito não mantinham boas relações e o crime não teria motivação aparente. "Esse indivíduo não tinha nenhum motivo aparente para esfaquear as crianças, ele alegou importunações anteriores de familiares das vítimas para ter praticado o crime”, explicou o delegado de plantão de Goiana, Rodolfo Cartaxo.
Prisão
Ainda de acordo com a Polícia Civil, Luiz Francisco da Silva, de 31 anos, utilizou uma peixeira para cometer o crime. A criança de 4 anos foi morta com um golpe no pescoço, enquanto a de 11 foi atingida com uma facada no tórax. Momentos após o crime, moradores da cidade tentaram linchar o homem. Com medo, ele correu para a Cadeia Pública de Macaparana, onde foi detido por policiais militares e levado para a Delegacia de Polícia Civil em Goiana.Por JC Online 

Ibó-BA:Caatinga desmonta quadrilha de assaltantes da BA e PE

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga desarticulou, na tarde de sábado (5), uma quadrilha de assaltantes baianos e pernambucanos. Os militares localizaram os cinco integrantes, no povoado de Ibó, município de Abaré.

O quinteto é responsável por roubos, na BR-116. O primeiro a ser preso foi o baiano Islam dos Santos Silva, 27 anos, mais conhecido como 'Bracinho'. Com o criminoso os PMs apreenderam uma pistola de pressão, escondida em um buraco, no chão de uma casa.

Além de assumir os roubos entre os KMs 5 e 40 da rodovia, bracinho levou os militares até as residências dos comparsas pernambucanos Samuel de Sá Santos, 20, Glautierres de Santana Silva, 25, e Elenildo da Silva, 26, além do baiano Ailson Santulino Onofre, 29. Os criminosos foram apresentados, na Delegacia Territorial de Paulo Afonso.

"A proximidade com outro estado tem as suas vantagens e desvantagens. A parte ruim é a articulação de criminosos. Estamos atentos e temos uma ótima parceria com os colegas pernambucanos", destacou o comandante da Cipe Caatinga, major Wildon Teixeira dos Reis.
Fonte: Ascom/ Alberto Maraux