Bahia : Menina de 9 anos é baleada por garoto de 10 após reagir a tentativa de abuso

Imagem Ilustrativa 
Uma garota de 9 anos foi baleada por um menino de 10 após reagir a uma tentativa de abuso sexual, na cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu na sexta-feira (20), por volta das 19h.
Ainda segundo a polícia, as duas crianças são vizinhas e a menina foi encontrada ferida na casa da madrasta do garoto que atirou, localizada na Rua Projetada, bairro de Tancredo Neves. A vítima foi atingida na região das nádegas. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde passou por cirurgia e segue internada. Não há detalhes do estado de saúde dela.
A polícia informou que o garoto de 10 anos foi apreendido, levado para a delegacia e ouvido na presença de um representante do Conselho Tutelar da cidade. Após depoimento, a criança foi liberada.
A arma usada para ferir a vítima, uma garrucha, de acordo com a polícia, foi apreendida e pertence ao irmão do menino que atirou. O rapaz, de 17 anos, tem passagens pela polícia por tráfico de drogas e até este sábado (21), não havia sido localizado.
O menino que atirou na garota, segundo a polícia, é órfão de mãe e foi criado pelo pai, com outros seis irmãos. Ele segue com acompanhamento do Conselho Tutelar. A menina baleada mora com os pais. A Polícia Civil informou que vai abrir inquérito para apurar o caso.Via :G1

PM realiza blitz na rodovia que liga Macururé à BR 116



Nesta sexta-feira, 20/04, policiais militares realizaram operação com bloqueio na rodovia que liga Macururé à BR 116, com o objetivo de fiscalizar, prevenir e coibir o tráfico de drogas, bem como também verificar possíveis irregularidades em veículos no município.

A operação "Paz pela paz/Polícia presente" foi de grande importância para que a população sinta-se protegida, sabendo que há fiscalização, com o objetivo de trazer mais segurança e diminuição da criminalidade na região.

Durante a operação, dez veículos foram abordados e 11 pessoas revistas. Felizmente, não houve anormalidades ou lavratura de procedimentos.Chico Sabe Tudo

Idoso é encontrado com marcas de pauladas dentro de casa

Imagem Ilustrativa 
O corpo de um idoso foi encontrado dentro da própria residência na tarde de ontem dia (19), no Povoado de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia, no Sertão pernambucano, e segundo a PM, a vítima se encontrava em uma rede, com sinais de haver sido morto por pancadas na cabeça desferidas provavelmente por um pedaço de madeira.

Dentro da residência foi encontrado um pedaço de madeira com vestígios de ter sido usado na prática do crime. Também havia marcas de sangue na cozinha, onde possivelmente ocorreu o crime. O corpo apresentava inchação e um forte odor, sinais que o crime teria ocorrido na noite anterior. Segundo vizinhos, o idoso costumava levantar cedo e falar com ele, e até a tarde de ontem (19), não o teriam visto.

A porta dos fundos da casa se encontrava danificada, local por onde o algoz da vítima teria entrado. A Polícia Civil investiga o caso.

Via : O Povo com a Notícia

Bahia: Professora aparece em vídeo gravado por ela mesma ameaçando criança em creche

Uma professora do município de Jacobina, na região norte da Bahia, foi afastada das atividades após aparecer em um vídeo, gravado por ela mesma, ameaçando uma criança na sala de aula de uma creche da rede municipal.
Segundo informações passadas ao G1 nesta quinta-feira (19) pela Secretaria da Educação e Cultura da cidade, o caso ocorreu no distrito de Novo Paraíso, na zona rural de Jacobina, na última terça-feira (19).
A professora, que não teve nome divulgado, estava gravando a aula com um aparelho celular, no momento em que as crianças contavam histórias na sala, quando se irritou com um dos alunos. A situação aconteceu na Creche Municipal Odete Moraes Coelho, que atende 142 alunos.
Não dá para contar história nenhuma porque esse troço ruim não deixa. Só se eu botar esse demônio lá fora... Se você tornar conversar eu vou furar sua cabeça de tanto dar murro e você vai ter que ficar quieto, viu? E cala a boca, cala a boca, que a menina vai contar a história. Peraí, deixa esse troço parar de rinchar", diz a professora no vídeo.
"Pelo que ficamos sabendo, ela estava gravando uma aula e não se deu conta de que continuou gravando no momento em que agredia verbalmente a criança. Depois, ela própria publicou o vídeo num grupo de pais no WhatsApp. Recebemos o vídeo hoje [quinta] pela manhã e ficamos assustados com a situação".
No momento em que a professora ameaça a criança, é possível escutar um choro no vídeo, mas não dá para identificar se houve alguma agressão física por parte dela contra o aluno. A Polícia Civil da cidade informou que a mãe da criança registrou boletim de ocorrência contra a docente.
Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Jacobina informou que o vídeo "mostra claramente uma professora agredindo verbalmente um aluno".

"Decidimos afastá-la para investigar o que houve. Vamos encaminhar o processo ao Conselho Municipal de Educação, para eles se reunirem e verem as providências cabíveis", afirmou André Sampaio.
O secretário disse, ainda, que uma equipe de profissionais foi encaminhada até o distrito de Novo Paraíso para ouvir as partes envolvidas. Segundo ele, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atendeu a família da vítima e, junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), fará um acompanhamento.
Sampaio também relatou que uma psicopedagoga da Secretaria da Educação acompanhará o atendimento ao aluno para evitar maiores transtornos.
O secretário destacou que o órgão ouviu ainda a direção da creche e alguns pais de alunos e não há sobre a professora nenhuma outra acusação de maus-tratos anterior a essa.
A Secretaria da Educação e Cultura, por meio de nota, disse que "condena veementemente toda forma de agressão e tomará todas as providências possíveis para que esse tipo de ato não se repita em nenhuma das unidades escolares do município".Via G1 -BA

TRF-4 nega recurso e mantém pena de José Dirceu em mais de 30 anos na Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou nesta quinta-feira (19), por unanimidade, recurso apresentado pelo ex-ministro José Dirceu. Condenado por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, ele aguarda em liberdade por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento de todos os recursos na segunda instância. Ainda cabem recursos.O TRF-4 ainda determinou a execução provisória da pena após o esgotamento dos recursos na segunda instância, ou seja, Dirceu ainda não pode ser preso, já que a defesa pode entrar com os embargos de declaração sobre os embargos infringentes, que foram os recursos julgados nesta quinta.O ex-ministro foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão pela 13ª Vara Criminal de Curitiba. Na segunda instância, Dirceu teve a pena aumentada em quase 10 anos, atingindo 30 anos, 9 meses e 11 dias.Via :G1

TRF-4 nega último recurso de Lula no caso do triplex do Guarujá

último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) foi negado nesta quarta-feira (18) em Porto Alegre. Os desembargadores da 8ª Turma mantiveram a condenação de 12 anos e um mês de prisão, da decisão de 24 de janeiro, no caso do triplex do Guarujá (SP). Lula está preso desde 7 de abril em Curitiba.
"Depois de analisar todas as ponderações da defesa, é manifesta a inadminssibilidade dos embargos. Não se pode que a defesa busque rediscussão de aspectos já julgados", declarou o juiz Nivaldo Brunoni em seu voto. Os desembargadores Victor Laus e Leandro Paulsen o acompanharam na decisão de não conhecer o recurso.
O advogado Cristiano Zanin pediu, no começo do julgamento, que o recurso fosse julgado pelo desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Turma, que está de férias. Quem o substitui é Brunoni. Esse pedido da defesa também foi negado.
A defesa do ex-presidente ainda pode recorrer contra a condenação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).Via : G1

Cabroboense é preso na divisa dos Estados da BA e SE com 100 kg de maconha

Na madrugada de hoje dia (18), por volta das 04:00 a Guarnição da CIPE NORDESTE, durante a realização da Operação Divisa Forte, entre os Estados da Bahia e Sergipe, na BA-220, mais precisamente entre os municípios de Paripiranga e Adustina, percebeu um veículo, tipo Palio, cor vermelha, de placa JQD 7540, com vidros escurecidos, o que levou os policiais militares realizarem abordagem. 

Após a busca, constatou uma grande quantidade de drogas, cerca de 100 kg de maconha prensada, que segundo o condutor do veículo, posteriormente identificado como: MILTON BEZERRA DOS SANTOS, vulgo "Bibi", natural de Cabrobó-PE, estava transportando a "maconha" oriunda da cidade de Cabrobó para a cidade de Aracajú, no Estado de Sergipe. Em ato contínuo, foi dada voz de prisão e a condução de todo material e do traficante para delegacia de Paripiranga, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
Via : O Povo com a Notícia

Macururé : Passageiro usa rede social para protestar contra serviço de transporte

Um passageiro usou as redes sociais para  protestar  contra as condições  dos veículos utilizados pela empresa responsável pelo serviço da linha ,  Abaré, Rodelas, Chorrochó, Macururé e Salvador. 

Veja o relato : 
Viajar nos ônibus da empresa Marte, tem sido um desafio para aqueles que precisam se deslocar entre Abaré, Rodelas, Chorrochó, Macururé e Salvador. Os veículos apresentam estado precário de conservação. Poltronas quebradas, muitas esmagam os passageiros vizinhos, quando estes resolvem recliná-las, cintos de segurança com defeito, expondo o usuário a toda sorte, banheiros fétidos que obrigam os passageiros a sentarem o mais distante possível da toalete, janelas velhas fazem barulho a noite toda e ficam abertas durante a madrugada para equilibrar o mau cheiro e a ausência do ar. Não existem mais as TVs e os forros internos estão deteriorados, sem contar com as baratas que as vezes fazem uma vizitinha em sua poltrona. Isso tudo valendo R$ 112,43 para viajar no trecho Macururé X Salvador. Hoje ao descer do ônibus fui fazer um queixa formal na ARGEBA, reclamar em nome de dezenas de pessoas que me pedem para fazer uma matéria sobre a situação da linha que atende o norte do estado. Mas não basta uma pessoas só reclamar, é preciso todos fazerem o mesmo, liguem para ouvidoria e mandem email reclamando da situação, exigindo respeito e solicitando providências para melhoria do serviço. Segue em anexo o contato da ouvidoria e o email para que possam ajudar nesta ação. Denuncie você também. Compartilhe esta situação!

Bahia : Pais e alunos quebram ônibus em protesto contra condições de veículo

Pais e estudantes da zona rural de Guaratinga, no sul baiano, depredaram um ônibus escolar em protesto contra a situação do veículo. O caso ocorreu nesta segunda-feira (16). Segundo a TV Santa Cruz, as pessoas que participaram do protesto exigiam um veículo novo. Eles usaram paus e pedras para danificar o carro. Vidros e faróis ficaram quebrados. Os manifestantes fizeram vídeos do ocorrido e postaram em redes sociais. Em nota, a prefeitura local condenou o ato, afirmando que o veículo passou por uma reforma "recentemente". A gestão local ainda afirmou que pretende acionar a procuradoria jurídica do município para punir os responsáveis pela depredação do carro. (BN)

Aécio Neves vira réu no Supremo por corrupção e obstrução de Justiça

A  Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (17) receber a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Com isso, o senador será transformado em réu pela primeira vez.
Por unanimidade, os cinco ministros da turma (Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes) admitiram a abertura de processo por corrupção e, por 4 votos a 1, por obstrução de Justiça – neste caso, o único voto contrário foi o de Alexandre de Moraes.
Com a aceitação da denúncia, Aécio passa a responder ao processo penal na condição de réu e poderá contestar a acusação com novas provas. Só ao final da ação poderá ser considerado culpado ou inocente, em julgamento a ser realizado pela mesma turma do Supremo. Terminado o julgamento, o senador afirmou que provará a 'absoluta legalidade e correção' de seus atos.
Junto com o parlamentar, foram denunciados pela PGR e também responderão como réus a irmã dele, Andréa Neves da Cunha, o primo Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB-MG), todos por corrupção.
Aécio foi acusado em junho do ano passado, em denúncia da Procuradoria Geral da República, de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, em troca de favores políticos; e também de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. Uma conversa entre os dois foi gravadapelo empresário. Andréa Neves teria pedido o dinheiro a Joesley e os outros dois acusados teriam recebido e guardado quatro parcelas de R$ 500 mil em espécie.
O julgamento começou no início da tarde com as manifestações da acusação e da defesa do parlamentar. O advogado de Aécio, Alberto Zacharias Toron, contestou as acusações de corrupção e obstrução de Justiça. O subprocurador da República Carlos Alberto Coelho, responsável pela acusação, disse haver “farto material probatório” para incriminar o senador (leia mais abaixo).
Após as manifestações da procuradoria e dos advogados, os ministros rejeitaram, por unanimidade, um pedido da defesa para ter acesso a provas que integram outras investigações, relacionadas a Marcello Miller. Via : G1

Cabrobó: Jovem é encontrada morta dentro de casa

Imagem Ilustrativa 
Nas primeiras horas de hoje (17) a Policia Militar de Pernambuco, através da 2ª CIPM em Cabrobó, foi acionada por populares para verificar uma ocorrência. Ao chegar numa casa com aspecto de abandonada, localizada a Rua Projetada, imediações do hotel Vila Bela, constatou que se tratava de um feminicidio. As primeiras informações dão conta que o corpo que se encontra no interior da casa é de uma jovem conhecida por Ana Paula, que provavelmente foi vitima de pancadas na cabeça.
Nesse momento equipes da Policia Militar e Policia Civil se encontram no local, o IML já foi acionado para remoção do corpo. As investigações estão por conta da Delegacia de Policia Civil de Cabrobó, sob o comando do Delegado Dr. Elioenai Dias dos Santos Filho.  Até o momento não se sabe o nome completo da vitima, apenas que a mesma costumeiramente frenquentava o posto nos horários noturno.
Outras informações a qualquer momento. Via :  Didi Galvão 

Jovem é morta e tem corpo carbonizado pelo ex após briga por ciúmes na Bahia

Uma jovem de 22 anos foi morta e teve parte do corpo carbonizado pelo ex-companheiro, na noite do domingo (15), após uma discussão motivada por ciúme, na cidade de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Civil.
O corpo da vítima, identificada como Sivanilda dos Santos Pinto, foi encontrado dentro de uma vala, na manhã desta segunda-feira (16). Em seguida, o ex-companheiro da jovem foi preso suspeito do crime e confessou ter matado a vítima, informou a polícia.
De acordo com o delegado Edson Santos de Souza, titular da cidade, o suspeito, identificado como Edson Gomes da Silva, de 41 anos, contou em depoimento que discutiu com a jovem após ela receber uma ligação de outro homem, durante um encontro com ele. Os dois estavam separados, mas se encontravam à vezes.
"Ele [suspeito] disse que um cara ligou para ela [vítima] e ele ficou com raiva. Eles discutiram, ele deu uma gravata na jovem e ela ficou desacordada. Ele disse que chegou a bater no rosto dela para ela acordar, mas ela não acordou. Sem saber o que fazer, ele jogou o corpo dela em uma vala, foi em casa, pegou gasolina e ateou fogo", contou o delegado.
A polícia chegou até o suspeito porque o casal costumava brigar quando estava junto e a vítima já havia registrado ocorrências de agressão na Delegacia de Tanhaçu. O suspeito será encaminhado para a carceragem da 20ª Coordenação de Polícia Civil do Interior (Coorpin), em Brumado. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da mesma cidade. Não há informações sobre o sepultamento de Sivanilda.
(Foto: Divulgação/Polícia Civil) Via:  G1 BA

Trio é preso suspeito de roubar ovelhas no Sertão da Bahia

Três homens foram autuados em flagrante na Delegacia Territorial (DT), de Juazeiro, nesta segunda-feira (16), pelo furto de diversos animais de uma fazenda localizada em Sobradinho, no Sertão da Bahia. Welson Monteiro da SilvaJoadson Ribeiro Nunes Barbosa e Caiq Monteiro da Silva estavam transportando dez ovelhas, amarradas, em um veículo Fiat Palio.

Segundo a Polícia Civil, o trio confessou o furto dos animais, quando foi encaminhado a delegacia após uma abordagem realizada por policiais da 74ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). 

O delegado Marcos Antônio Rodrigues afirmou que foram realizadas diligências, após a prisão dos suspeitos, e o dono dos animais foi identificado.

O trio está custodiado na unidade policial, à disposição da Justiça.
Via: O Povo com a Notícia

Adolescente de 17 anos morre após teto de varanda cair enquanto ela se balançava em rede

No último sábado (14), uma adolescente de 17 anos morreu após o teto da varanda em que estava cair enquanto ela se balançava em rede. Segundo informações obtidas pelo G1, que só foram divulgadas nesta segunda-feira (16), a jovem foi identificada como Júlia Inácio e estava acompanhada de outras duas pessoas no momento do acidente, ocorrido na zona rural de Alagoinha, Agreste de Pernambuco. 
De acordo com o site, a adolescente  foi socorrida para uma unidade de saúde local e chegou a ser transferida para o Hospital Lídio Paraíba, em Pesqueira, mas não resistiu aos ferimentos. Testemunhas informaram que Júlia e as outras duas pessoas foram para a rede após o almoço, mas a estrutura não suportou o peso e cedeu. Não há informações sobre o estado de saúde das outras duas vítimas.