Ex-presidente Lula é preso pela Polícia Federal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregou à Polícia Federal na tarde deste sábado (7), mais de 24 horas após o prazo determinado pelo juiz federal Sergio Moro. Lula permaneceu cercado de aliados no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, desde a noite da última quinta (5), quando foi emitido seu mandado de prisão.
Antes de deixar o sindicato, Lula discursou aos apoiadores em cima de um carro de som e disse: “eu não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia”. Então, voltou nos braços do povo para o prédio, onde almoçou com familiares.
De São Bernardo, Lula vai para o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, onde pega um avião da Polícia Federal rumo a Curitiba. Do Aeroporto Afonso Pena, um helicóptero deve levar o ex-presidente para a Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. Lá, há uma sala especial preparada para que Lula cumpra os primeiros dias de sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Lula foi condenado em segunda instância no dia 24 de janeiro, no Tribunal Regional federal da 4ª Região, em Porto Alegre, e ainda sua pena aumentada para 12 anos e um mês de prisão. O ex-presidente foi condenado por conta da ação do tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, e só aconteceu por conta do encerramento da jurisdição criminal de segundo grau, ou seja, após terem sido esgotados os embargos de declaração. A decisão pela prisão, entretanto, ficou por conta da primeira instância.
A prisão ocorre dois dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado por 6 votos a 5 o habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentava impedir a prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. Os advogados tentavam mudar o entendimento firmado pela Corte em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância. O julgamento durou cerca de onze horas.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, foi o voto de minerva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na madrugada desta quinta-feira (5). O resultado pela rejeição do habeas corpus apresentado pela defesa do petista ficou em seis a cinco. Cármen relembrou que mantém posição antiga dela na Corte, desde 2009, sobre a condenação em segunda instância.
O Superior Tribunal de Justiça, na figura do ministro Felix Fischer, e o ministro do STF Edson Fachin rejeitaram uma série de pedidos de habeas corpus interpostos pela defesa do ex-presidente e outros simpatizantes que não têm a representação legal de Lula.
A defesa de Lula argumenta que ainda haviam recursos a serem analisados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, os chamados “embargos dos embargos”.

1ª Tentativa de habeas corpus

No dia 30 de janeiro, a defesa do ex-presidente viu um pedido de habeas corpus ser negado horas depois de entrar com a solicitação no Superior Tribunal de Justiça. O recurso foi negado pelo ministro, vice-presidente, Humberto Martins. A tentativa dos advogados de Lula era postergar a prisão do petista.
A decisão, publicada pelo STJ, informava que o magistrado indeferiu a liminar e destacava que o recurso só poderia ser aceito “em caso de ameaça à liberdade de locomoção, isto é, sempre que fundado for o receio de o paciente ser preso ilegalmente. E tal receio haverá de resultar de ameaça concreta de iminente prisão”.
“O ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no exercício da presidência, indeferiu liminar em habeas corpus preventivo impetrado em favor do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O advogado Cristiano Zanin Martins e outros pretendiam evitar a execução provisória da pena imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) antes de eventual trânsito em julgado da condenação criminal”, disse o texto do Tribunal.
Relembre o julgamento em segunda instância
Os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus, da Oitava Turma do TRF4, decidiram no dia 24 de janeiro referendar a condenação de Lula em primeira instância – sentença dada pelo juiz federal Sérgio Moro no dia 12 de julho do ano passado. Na primeira instância, Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Na segunda instância, por três votos a zero, os desembargadores mantiveram a condenação, mas aumentaram a pena para 12 anos e um mês de detenção, em regime inicialmente fechado, e 280 dias-multa, à razão unitária de cinco salários mínimos vigentes ao tempo do último fato criminoso.
O relator do caso tríplex, desembargador Gebran Neto, disse que a culpabilidade de Lula é “extremamente elevada”, já que o petista era presidente da República na época dos fatos investigados.
De acordo com o desembargador da Oitava Turma do TRF4, o esquema de corrupção extrapolou a Petrobras e colocou em xeque a estabilidade democrática, uma vez que afetou o sistema político e eleitoral.
O revisor, Leandro Paulsen, acompanhou o voto do relator e disse não se tratar de “pequenos desvios de conduta, fragilidades morais ou sutil deterioração dos costumes. Não se trata da aplicação de uma política de tolerância zero. Não se trata de teoria das janelas quebradas. Tampouco estamos a cuidar da repressão ordinária a crimes patrimoniais”. Segundo ele, trata-se de “investigação, processamento e julgamento de ilícitos penais gravíssimos praticados contra a administração pública, contra a administração da Justiça e contra a paz pública, com prejuízos bilionários aos cofres públicos”.
O terceiro desembargador, Victor Laus, também votou pela condenação e afirmou que não estavam julgando pessoas naquele momento, mas os fatos.
“Esses fatos envolvem o primeiro mandatário da nação. A partir do momento em que o chefe da alta administração pública federal, o primeiro magistrado da nação, se vê envolvido em fatos que se dizem ser delituosos, isso automaticamente assume uma complexidade”, pontuou Laus.

Entenda o caso tríplex

Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em 2017, foram denunciados pelo Ministério Público Federal, pois seriam os verdadeiros dos donos do tríplex no Guarujá.
De acordo com a denúncia, as reformas feitas no imóvel pela construtora OAS, como a instalação de um elevador privativo, eram parte de pagamento de propina da empreiteira a Lula por supostamente ter a favorecido em contratos com a Petrobras.
Para o MPF, as reformas eram destinadas a “um cliente específico”, no caso Lula.
A acusação sustentava que haviam sido destinados a Lula R$ 3,7 milhões na aquisição e reforma do tríplex no Guarujá, sem que o ex-presidente pagasse a diferença pelo apartamento, de melhor qualidade, do imóvel que ele e a esposa pretendiam comprar no prédio. Desse valor, uma parte teria sido utilizada para o armazenamento, entre 2011 e 2016, de presentes que Lula recebeu durante os mandatos como presidente.
Na ocasião da denúncia, os advogados de Lula afirmaram que “o MPF elegeu Lula como maestro de uma organização criminosa, mas esqueceu do principal: a apresentação de provas dos crimes imputados”, argumentou a defesa.

Mulher mata amante do marido com tiro na cabeça e se entrega à polícia


Ana Vitória, de 19 anos, foi morta pela patroa e amiga por caso extraconjugal. - 
 Adriana Alexina Leal, de 38 anos, se entregou à polícia na última segunda-feira na zona rural de Catalão, em Goiás, depois de matar sua funcionária e amiga Ana Vitória Pereira, de 19, com um tiro na cabeça, na tarde de sábado. A delegada Alessandra Castro, da Delegacia da Mulher de Catalão, afirma que a vítima mantinha uma relação extraconjugal com Frederico, o marido de Adriana.
A Polícia Civil informou que a mulher chegou ao bar, de propriedade dela e do marido, acompanhada da vítima, que era sua funcionária. Segundo testemunhas, foi ouvido um disparo na cozinha, e Adriana saiu com um revólver cromado nas mãos. Segundo o boletim de ocorrência, Frederico viu o corpo estendido no chão e perguntou para a assassina se ela também iria matá-lo. Ela disse que não, porque 'ele ainda teria que cuidar do filho de 2 anos do casal'. Amedrontado, ele fugiu na garupa de uma moto e entrou em um matagal.
Em seguida, Adriana também fugiu em um carro, mas se entregou à polícia levando também a arma do crime, de propriedade do marido, que não tinha autorização para tê-la. A delegada disse que o homem provavelmente será processado por porte ilegal de arma.
A autora do crime responde ao processo em liberdade. "A lei diz que quando a pessoa se apresenta à delegacia, auxilia nas investigações e é ré primária, pode responder em liberdade, desde que não cometa outras irregularidades".
A responsável pela investigação na Delegacia da Mulher diz que Adriana cometeu o crime de homicídio e que está aguardando os laudos produzido por peritos para avaliar se haverá qualificação, o que pode aumentar a pena de 6 a 20 anos de prisão para entre 12 e 30 anos. Se não cometer outro delito, Adriana só deverá ser presa depois de condenada.Via :O dia

ACM Neto confirma que não será candidato ao governo da Bahia em 2018

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) confirmou, na manhã desta sexta-feira (6), que não deixará o Palácio Thomé de Souza para concorrer ao governo da Bahia em 2018. A tendência já havia sido apontada no começo da manhã , após negociações intensas ao longo da semana que colocaram o prefeito como virtual candidato contra a tentativa de reeleição do governador Rui Costa (PT). Com a decisão de ACM Neto, o grupo de oposição ainda segue em negociação para finalizar os ajustes da chapa majoritária. “Meu coração me impede de deixar a prefeitura de Salvador”, anunciou o prefeito. Via :BN

PC e PM realizam operação em Abraré e Chorrochó- BA

As polícias Civil e Militar, com intuito de reduzir os índices de criminalidade na região de Chorrochó e Abaré, realizaram uma operação denominada Paz Pela Paz, na tarde de quarta-feira (4). A ação, que visava a apreensão de drogas, armas e objetos ilícitos, ocorreu na BR-116, feiras livres, bares e zona rural de ambas as cidades.
A escolha dos locais onde as abordagens ocorreram foi feita com base nas informações que as unidades policiais detêm sobre delitos ocorridos naquela região, principalmente, crimes contra o patrimônio.
Durante a operação, oito veículos foram vistoriados e 31 pessoas revistadas.
(Fotos: Divulgação\PC) Via: Chico Sabe Tudo

Moro determina prisão de Lula; ex-presidente tem que se entregar até esta sexta

O Juiz federal Sérgio Moro determinou nesta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP). A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.
Moro pediu para que Lula se apresente voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba. "Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão".
Os detalhes da apresentação devem ser combinados com a defesa diretamente com o Delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná, segundo o magistrado. O juiz também vedou o uso de algemas "em qualquer hipótese".
Uma sala foi reservada para Lula na Superintendência da Polícia Federal, conforme o despacho. "Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física", disse Moro no despacho.
A defesa do ex-presidente tentou evitar a prisão com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo para que a pena fosse cumprida somente após o trânsito em julgado da sentença.
Mas o recurso foi negado na quinta-feira (5), por 6 votos a 5, depois de 11 horas de votação dos ministros. Com a decisão, o Supremo permitiu que Lula comece a cumprir pena no caso do triplex em Guarujá (SP) após encerrados os recursos no TRF-4
Decisão do TRF-4
Ao julgar o recurso de Lula contra a condenação imposta por Moro, juiz da Lava Jato na 1ª instância, o TRF-4 aumentou a pena e definiu que o ex-presidente poderia ser preso quando acabassem os recursos possíveis na 2ª instância judicial.
Os advogados de Lula ainda podem recorrer da sentença junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Ele nega todas as acusações e diz ser inocente.
O ex-presidente foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na acusação de ter recebido o imóvel no litoral paulista como propina dissimulada da OAS. Em troca, ele teria favorecido a empresa em contratos com a Petrobras.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Lula recebeu da OAS R$ 2,2 milhões em vantagens indevidas, tirados de uma conta de propinas destinada ao Partido dos Trabalhadores (PT).
O MPF afirma que a propina foi paga na forma de reserva e reforma do triplex para Lula, cuja propriedade teria sido ocultada das autoridades. Um dos depoimentos que baseou a acusação do Ministério Público e a sentença de Moro é do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, também condenado no processo.
STF nega HC
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta quinta-feira (5), habeas corpus a Lula e permitiu que ele comece a cumprir pena no caso do triplex em Guarujá (SP) após encerrados os recursos no TRF-4.
O julgamento começou no último dia 22, com as manifestações da defesa e do MPF, responsável pela acusação.
A votação dos ministros começou na quarta-feira (4), durou quase 11 horas, e o resultado foi proclamado na madrugada de quinta-feira (5) pela presidente da Corte, Cármen Lúcia.
A defesa de Lula ainda pediu para que a prisão só fosse permitida após o julgamento de recursos no próprio STF, que seriam apresentados contra a decisão desta quinta. Mas esse pedido foi negado por 8 votos a 2
Para os advogados do ex-presidente a Corte deve considerar a Constituição, que estabelece que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".
O Supremo já havia decidido, em 2016, que é possível a decretação da "execução provisória" da pena após condenação em segunda instância, mesmo que o réu ainda tenha condições de recorrer ao STJ e ao STF. Ações em tramitação na Corte, contudo, visam mudar esse entendimento.
Candidatura
Confirmada a condenação e encerrados os recursos na segunda instância judicial, Lula fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa.
Entretanto, na esfera eleitoral, a situação do ex-presidente será decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá analisar um eventual registro de candidatura de Lula – o que deve acontecer no segundo semestre deste ano.
O PT tem até 15 de agosto para protocolar a candidatura. Já o TSE tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar a candidatura de Lula.
O ex-presidente pode ainda fazer um pedido de liminar (decisão provisória) ao TSE ou a um tribunal superior que permita a ele disputar as eleições de 2018. A Lei da Ficha Limpa prevê a possibilidade de alguém continuar disputando um cargo público, caso ainda haja recursos contra a condenação pendentes de decisão.Via G1

Polícia Federal prepara cela exclusiva para Lula em Curitiba

A Polícia Federal iniciou uma série de intervenções na carceragem do órgão em Curitiba para receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo informações do jornal O Globo, o petista ficará no mesmo prédio onde o ex-ministro Antonio Palocci e ex-executivo da OAS Leo Pinheiro estão detidos.
No entanto, Lula terá uma cela exclusiva para ele, com isolamento e direito a duas horas de banho de sol por dia. A determinação do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato em primeira instância, é de que, pelo menos nos primeiros meses, o ex-presidente não receba visitas de familiares em conjunto com os outros detentos.
Inicialmente, a PF indicou que não seria adequado que ex-presidente ficasse detido no Complexo-Médico Penal (CMP), presídio localizado na região metropolitana de Curitiba.Via : metro1.com.br

Pernambuco : MEC vai cancelar diplomas de faculdades com irregularidades

As faculdades investigadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), terão diplomas cancelados por determinação do Ministério da Educação (MEC). A investigação sobre irregularidades nas instituições de ensino teve início em 2016. A medida foi determinada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres)/MEC e alcança 19 instituições investigadas. Outras cinco faculdades já possuem medidas cautelares específicas determinadas, tendo uma delas, a Escola Superior de Relações Públicas (Esurp), já sido descredenciada pelo Ministério. Pelo menos 1,3 mil diplomas serão suspensos.
O MEC diz que a determinação visa o cumprimento da legislação brasileira e reforça o compromisso para garantir a qualidade da educação do ensino superior no país. Além de proteger os interesses da sociedade, impedindo que ingressem no mercado de trabalho profissionais que possuem diplomas irregulares, e que não obtiveram a formação exigida para o exercício da sua profissão.
A Seres/MEC já determinou uma série de medidas cautelares sobre as instituições citadas na CPI da Alepe. Com base nas investigações, foram detectadas as seguintes irregularidades: oferta de cursos superiores fora do domicílio autorizado pelo MEC; estabelecimento de parcerias irregulares com entidades não credenciadas pelo poder público; a convalidação irregular desses estudos; e o registro de diplomas de cursos ofertados em circunstâncias irregulares.
As instituições deverão iniciar o cancelamento dos diplomas irregulares no prazo de noventa dias, por meio de procedimento administrativo interno que confira a eventuais estudantes afetados o exercício do direito ao contraditório e à ampla defesa. A medida deverá ser publicizada no Diário Oficial da União, em jornais de grande circulação e no sítio eletrônico da instituição. Os alunos que agiram de boa fé e se sentirem prejudicados pelos atos cometidos pelas instituições podem acionar a Justiça. Via : Diário de Pernambuco 

Pernambuco :Homem é morto e dois policiais ficam feridos em tiroteio na cidade Floresta

Paulo José da Silva tinha 35 anos e morreu na hora

Um homem reagiu a uma abordagem policial e morreu em uma troca de tiros na manhã desta quinta-feira (5), no bairro Alto da Ermida em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O caso aconteceu nas proximidades do posto de gasolina Ipiranga (antigo posto Seis Irmãos) por volta das 8h20.
De acordo com informações apuradas pelo Blog do Elvis, um homem, identificado como Paulo José da Silva, de 35 anos, natural da cidade de Floriano, no Piauí, morreu na hora após entrar em confronto com a polícia e ser alvejado.
Paulo e outros dois suspeitos viajavam em um veículo Fiat Strada quando foram abordados pela polícia. Durante a abordagem, Paulo se atracou com um dos policiais tomando a arma deste e iniciando um confronto que resultou na morte do piauiense.
O tiroteio ainda deixou dois policiais feridos, identificados preliminarmente como “Geleia” e “Jean”, que foram socorridos às pressas para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, no centro da cidade. Devido a gravidade dos ferimentos um dos policiais foi transferido para outra unidade de saúde, enquanto o outro permanece no hospital local. Eles não correm risco de morte.
Dois homens foram detidos durante a ação. A Polícia Civil investiga o caso. Assista acima a entrevista exclusiva do Blog do Elvis com o delegado de Floresta. Via Blog do Elvis 

Comandante do Pelotão da Caatinga é encontrado morto dentro de veículo abandonado

imagem Whatsapp
O Comandante do Pelotão da Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga (Ceopac), capitão Manoel Oliveira foi encontrado morto, com sinais de vários ferimentos por arma de fogo, dentro de um veículo em uma estrada do município de Porto da Folha (SE). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe.
Segundo a SSP, dois homens armados, em dois veículos Corolla, abordaram o oficial da PM e efetuaram vários disparos, próximo ao local onde fica a sede da unidade da Policia Militar.
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe informou que o delegado Dernival Eloi, diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) foi designado como responsável pelas investigações e seguiu para o local do crime com agentes do Cope.
A SSP disse ainda que unidades da Polícia Militar e Polícia Civil foram mobilizados para realizar os primeiros procedimentos. A equipe do Grupamento Tático Áereo também foi acionada.VIA:G1-SE

Homem mata genro a pauladas

Um homem identificado como Wilson Porfírio Menezes, de 36 anos, conhecido como Gurubita, foi morto a pauladas na tarde da terça-feira (03) em Água Branca- AL . De acordo com a Polícia, o autor do crime é o sogro da vítima.
Conforme informou a Polícia Civil, armado com duas facas, "Gurubita" foi até uma chácara, localizada na Rua Lourenço Bezerra de Melo, onde ameaçou  matar o sogro, identificado como José Soares dos Reis. Para se defender das ameaças, o homem com um pedaço de pau golpeou a vitima que não resistiu e morreu no local.
Ainda de acordo com informações, depois de cometer o crime, o suspeito fugiu tomando destino ignorado.
O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal de Arapiraca.Via :  Correio Notícia
(Imagem ilustrativa)

Homem é preso com pistola e munições dentro de veículo na BA-210

Edemilson Gomes de Menezes, de 36 anos, morador da cidade de Floresta, foi preso por porte ilegal de arma de fogo na manhã desta quarta-feira (04), durante uma blitz na BA-210, em Paulo Afonso. Segundo a PM, ele foi flagrado com uma pistola modelo PT 58 HC, calibre 380 com dois carregadores e 35 munições.
De acordo com a PM, o flagrante ocorreu por volta das 11 horas, durante a Operação Intensificação, uma guarnição da Polícia Militar fazia fiscalização em um trecho da rodovia BA-210, nas proximidades da balança. O homem seguia em um veículo Nissan Frontier, quando foi abordado pelos policiais. Ainda conforme a PM, foram encontrados a pistola calibre 380, dois carregadores, 35 munições, uma faca tipo peixeira, três aparelhos celulares, um relógio, um talão de cheques e uma quantia em dinheiro.
O suspeito, o veículo e o material apreendido foram levados para a Delegacia de Polícia, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Via : Chico Sabe Tudo 

BA-210: Situação piora no trecho entre Curaçá e Abaré

A situação da BA-210, trecho que liga as cidades de Curaçá a Abaré, no norte do estado, continua caótica. Quem circula pelo local diz que, após as últimas chuvas, a situação piorou e os carros precisam fazer “zigue-zague” na estrada para desviar de buracos e outros obstáculos.
O vídeo acima mostra como está o trecho da estrada entre a sede do município de Curaçá e o distrito de Riacho Seco, zona rural da cidade. Lembrando que são mais de 40km do Centro da cidade até o distrito. Já de Curaçá a Abaré são quase 120km.
Vale lembrar que no último mês de janeiro, durante visita ao município de  Abaré, o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para restauração de 369,30 quilômetros da BA-210, no trecho entre Barra do Tarrachil, Abaré e Curaçá. O investimento é de R$ 76,9 milhões Até agora, a população aguarda. Via : Carlos Brito 

Paulo Afonso :Família procura mulher de 38 anos que saiu de casa há 3 meses

A família da agricultora Josefina de Jesus Matos, de 38 anos, está desesperada em busca do paradeiro da mulher, em Paulo Afonso. Ela saiu do Assentamento dos Sem Terra, localizado no povoado Riacho, há aproximadamente três meses, e não voltou.

Irmã da mulher, a dona de casa Cristiane Santos Matos, esteve hoje (3) pela manhã na Redação do portal PA4.COM.BR para pedir ajuda a fim de encontrar a irmã. Segundo ela, um pequeno conflito familiar a levou a tomar essa atitude. Ela acredita que Josefina está morando em Paulo Afonso.

.
“Algumas pessoas disseram que ele já foi vista por aqui, estamos muito preocupados, pois sentimos muito a falta dela, já faz três meses que ela saiu e vão vejo a hora de voltar”, afirmou ao PA4.

Josefina é casada e mãe de três filhos menores, sua família é natural de Coronel João Sá e há um bom tempo se mudou para Paulo Afonso, eles residem no povoado Riacho.

Quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de Josefina, favor entrar em contato com o telefone: (75) 99918-4203 (Vivo) – Cristiane. Via : www.pa4.com.br

Funcionário da CHESF morre após sofrer grave acidente

Um acidente envolvendo uma caminhonete e um caminhão deixou uma vítima fatal na tarde desta terça-feira (03). O fato foi registrado por volta das 14h30min, em um trecho da Rodovia BR-423, em Delmiro Gouveia- AL.
De acordo com as informações, a vítima, identificada como Luiz Carlos Feitosa, era funcionário da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) em Paulo Afonso, dirigia uma caminhonete S10, de cor prata, quando, por motivos ainda não esclarecidos, bateu de frente com um caminhão.
O corpo do homem ficou preso nas ferragens do veículo e uma equipe do Corpo de Bombeiros fez a remoção da vítima. No momento do acidente o homem seguia para o trabalho.Via : Correio Notícia
(Foto divulgação\ Bombeiros)

Lutador de MMA, Adriano Mamute é assassinado na frente da família em Belém

O lutador de MMA, Adriano Sylberth Santana Pereira, mais conhecido por Adriano Mamute, foi assassinado com tiro e facadas nesta terça-feira (3), em Belém. O atleta tinha 29 anos.
O crime aconteceu durante a madrugada, no distrito de Outeiro, na capital paraense. Adriano Mamute estava em casa com a mulher e o filho, de nove anos, quando por volta das 23h30, bateram na porta dos fundos da residência. Mamute abriu a porta se deparou com três homens com camisas no rosto e armados.
O lutador correu para o quarto onde estava a família e foi perseguido pelos elementos. Adriano pediu calma, mas foi atingido com um tiro no rosto. Ele caiu ainda com vida. Os homens pediram os celulares de Adriano e da mulher. Quando eles estavam saindo da casa, perceberam que o atleta estava vivo e aplicaram golpes de faca no peito da vítima, que morreu no local. 
Além de lutar, Adriano era eletricista naval e tinha emprego fixo. Segundo a Polícia Civil, o atleta não tinha qualquer envolvimento com drogas e nem com crimes, além de não ter recebido ameaças. A Divisão de Homicídios investiga o crime. Adriano Mamute tinha trinta lutas no cartel.Via : Bahia Notícias 

Pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 já pode ser feito; veja como fazer a solicitação

Os candidatos que têm direito à isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já podem fazer a solicitação. O processo foi aberto na manhã desta segunda-feira (2) e deve ser feito pelo site https://enem.inep.gov.br/ (confira abaixo o passo a passo). O prazo vai até 11 de abril. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.
Neste ano, os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 que atingiram nota mínima para certificação também vão poder pedir o benefício. Além desse público, a gratuidade também valerá para outros três tipos de candidatos. Confira:
Estudantes que estão cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Concorrentes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e têm renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio (R$ 1.431);
Interessados que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda e que possuam Número de Identificação Social (NIS), único e válido, e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 477) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 2.862).Via : G1

Colisão entre motocicletas deixa dois mortos na PE-360, em Floresta-PE

Um acidente envolvendo duas motos deixou dois mortos na noite dessa segunda-feira (2) na PE-360, entre os municípios de Floresta e Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. As vítimas morreram na hora após uma colisão frontal.
De acordo com informações apuradas pelo Blog do Elvis, as vítimas fatais se chamavam José Edson da Silva, de 40 anos, e Geovani de Souza Silva, de 36. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Não há maiores detalhes sobre a fatalidade.
Via Blog do Elvis/NE10

Pernambuco: Garoto de cinco anos morre engasgado com pirulito

Um garoto de cinco anos morreu engasgado com um pirulito na comunidade de Jardim Piedade, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, Wagner Matheus Candeias de Lima chegou a ser socorrido para o Hospital Jaboatão Prazeres, mas não resistiu.
A família da vítima conta que a criança tentou tirar o encaixe plástico de um pirulito com a boca, quando bateu a cabeça na parede e se engasgou com o doce. O caso ocorreu no fim da tarde de quinta-feira (29) e Matheus foi enterrado na sexta-feira. Tia de Matheus, a comerciante Amanda Sampaio informou que o garoto estava com uma vizinha no momento do acidente.
“Ele morava com a mãe e a bisavó. No momento, a mãe não estava e ele ficou com uma vizinha, porque ele costumava ficar com as outras crianças da rua. Ela comprou quatro pirulitos, um pra ele, outro para a irmã dele, de três anos, e outros para os filhos dela, inclusive. Ela não fez por mal”, disse Amanda.
No Facebook, um vídeo de Amanda falando sobre o caso e pedindo cuidado com crianças ao permitir que consumam doces como pirulitos chegou a ter mais de 7 mil compartilhamentos. Segundo ela, após se engasgar, o garoto foi levado para a casa de um vizinho.
"Ele era um garoto muito feliz, adorava dançar e cantar e brincava muito, e me pedia para levá-lo a um programa de TV para dançar. Era o sonho dele. Ele era muito popular e sabia o nome de todo mundo na rua. De repente, vai embora de uma forma tão triste. Eu não aceito. Espero que a morte de Matheus alerte outras mães e ajude, de alguma forma, que isso não aconteça com mais ninguém. Um pirulito maldito roubou os sonhos do meu neném", disse.
A avó da criança, que preferiu não dar entrevista, foi chamada para socorrê-lo e ajudou durante as manobras para tentar remover o pirulito da garganta de Matheus.
“A avó até disse que, quando chegou lá, viu um copo d’água perto e chegou a reclamar, dizendo que não deveriam ter dado água. As pessoas também estavam tentando ajudar, só que da maneira errada. Também disseram que chegaram a enfiar o dedo na garganta dele, para tentar tirar o pirulito, mas isso empurrou o doce ainda mais fundo”, disse Amanda.
Segundo a direção do hospital para onde Matheus foi levado, a equipe de plantão realizou o atendimento do paciente seguindo todos os protocolos para o quadro clínico, mas, mesmo assim, a criança não resistiu e morreu. Via : G1

Terremoto com epicentro na Bolívia é sentido em diversas cidades do Brasil

Um terremoto de magnitude 6,8 com epicentro na Bolívia aconteceu na manhã desta segunda-feira (2), segundo o USGS, o serviço geológico dos EUA. Reflexos foram sentidos no Brasil, informou o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Edifícios foram esvaziados em São Paulo, Brasília e outras localidades brasileiras em decorrência do abalo.
"É um tremor considerável, mas ainda não sabemos de estragos no Brasil e na Bolívia. Qualquer tremor assim tem reflexos. Por isso, as pessoas sentiram aqui", disse o professor da UnB George Sand França.
Segundo o USGS, o terremoto aconteceu às 9h40 pela hora local (10h40 de Brasília) e teve epicentro no sul boliviano, a 13 km de uma localidade chamada Carandayti, com uma profundidade de 557 km. O jornal local "El Deber" informou que, pela força do abalo, ele foi sentido também em regiões mais ao norte do país, como Cochabamba. A região do epicentro é próxima do norte paraguaio.
Um funcionário do Observatório de San Calixto ouvido pelo "El Deber" disse que não há, até o momento, informações sobre danos a pessoas ou estruturas na Bolívia
Reflexos no Brasil
Veja abaixo como o tremor foi sentido em diferentes localidades brasileiras:
Brasília: Foram esvaziados os prédios do SCS, além das sedes da Infraero, da Terracap, da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério da Justiça. 
O tremor também foi sentido por pessoas que estavam no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Aeroporto Juscelino Kubitschek e em Taguatinga Norte.
São Paulo: o prédio da Petrobras, no número 901da Avenida Paulista, foi esvaziado, assim como o do Ministério Público na Rua Riachuelo, no Centro. 
Moradores da Zona Oeste da capital também relatam que precisaram deixar os prédios em que estavam por causa de tremores. 
"Estávamos no 13º do Prédio da Gazeta, na Paulista, e achei que estava passando mal. Parecia que estava meio bebâdo. Perguntei para os outros, e também sentiram balançar", disse Cristiano Ferreira da Silva, 44, técnico telecomunicações.
Minas Gerais: pelo menos um prédio foi esvaziado em Belo Horizonte. Em Uberlândia, um dos edifícios da empresa Algar tremeu e precisou ser evacuado. Um leitor do G1 informou que o imóvel, conhecido como CSC, chegou a balançar três vezes por volta das 10h40. 
Em Araxá, um centro comercial foi esvaziado. Funcionários disseram que mesas e cadeiras chegaram a se mover durante o tremor.
Paraná: prédios foram esvaziados em Umuarama, na região noroeste, Maringá, no norte, e em Cascavel, na região oeste. Com menos intensidade, os abalos também foram sentidos em Cianorte, no noroeste, e em Londrina, no norte.
Rio Grande do Sul: os bombeiros de Passo Fundo receberam cerca de 10 ligações sobre o tremor, quando ele foi sentido no interior gaúcho.Via : G1

Dois homens são presos em flagrante com quatro vacas furtadas dentro de Uno

Dois homens foram presos por furto após serem flagrados transportando gado roubado em um Fiat Uno em Cruzeiro, no interior de São Paulo. Eles levavam quatro vacas dentro do carro quando foram abordados por policiais na madrugada deste domingo (1º).
 A informação é da Polícia Militar, que fez a abordagem por volta de 1h na rua São Camilo, na Vila Brasil, depois de suspeitar da dupla. Questionados sobre a origem dos animais, eles confessaram que tinham furtado as vacas de uma fazenda em Queluz (SP).
Na delegacia, os homens, que têm 42 anos e 36 anos, repetiram a versão em depoimento. Eles não disseram qual seria o destino dos animais, mas a polícia acredita que eles seriam revendidos.
Os dois têm passagem anterior pela polícia, sendo um deles por roubo; e o outro por ameaça, furto e tráfico. Os animais foram recolhidos e estão sob a guarda da polícia até que o dono seja localizado.
Via :G1-Vale do Paraíba e região
 (Foto: Portal Mix Vale/Reprodução)

Bandidos atiram em caminhão após tentativa de assalto na BR 116

Um caminhoneiro foi vítima de uma tentativa de assalto por volta das 06:40hs da manhã do último domingo (01/04),quando transitava com seu veículo pela BR116 sentido Trevo do Ibó no sertão de Pernambuco.
Segundo Informações, a vítima passava próximo a Torre do Beno ,quando os elementos tentaram abordar o caminhão ,mais o motorista não parou e conseguiu fugir dos criminosos.
Os bandidos ainda efetuaram disparos contra o caminhão, mais os tiros não atingiram a vítima, nem provocaram danos ao veículo. Ao ser comunicada a polícia fez ronda na região porem não conseguiu localizar os acusados.
De acordo com relatos de motoristas os assaltos nesse trecho são constantes e com a saída do posto fiscal do trevo facilitou mais ainda a vida da bandidagem.