Vídeo flagra furto de pedras dos paredões que formam os diques da PA IV; Chesf faz alerta

Um vídeo enviado por um leitor do portal PA4.COM.BR mostra o flagrante de retirada de algumas pedras das paredes que formam os diques do lago da Usina PA IV em Paulo Afonso –BA.

Nas imagens é possível ver nitidamente um carro parado na pista dos ‘paredões’ e um homem colocando as pedras no porta-malas do veículo.

Não é de hoje que os furtos de pedras ocorrem nessa área, em outubro de 2016, a Chesf procurou o PA4.COM.BR para alertar sobre os riscos da subtração dessas pedras do local: ‘A retirada de pedras compromete a estrutura dos diques’, alerta Fátima Araújo, gerente do DRSGP – Divisão Regional de Serviços Gerais de Paulo Afonso.

Em 2015, a Chesf precisou registrar um boletim de ocorrência, para inibir pessoas que insistem em retirá-las, além disso são muitas as ligações clandestinas de água, perfurando o local sem qualquer responsabilidade técnica.

″Veja bem, a população não entende que esta área em que se localizam os diques são de risco, infelizmente, por ignorar o perigo, fazem ligações clandestinas para retirarem água e pedras do rio″, alerta Fátima Araújo.

Fátima disse ainda que, estas constantes retiradas podem resultar em vazamentos que põem em risco a segurança da Usina, e, consequentemente, da população.

″Tudo precisa de uma técnica, as pessoas não podem sair cavando as paredes e retirando as coisas de qualquer jeito, pois causa pequenas erosões e, delas, os vazamentos″, explicou a gerente.

Veja o flagrante:

 Fonte: http://www.pa4.com.br